UNITEC e associados da rede lácteos promoveram reunião com a Adagri para tratar da obtenção do selo arte
No último dia 24/05, a Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará (UNITEC) e associados da Rede Lácteos promoveram reunião com o representante da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Dr. Amorim Sobreira, para tratar de assuntos relacionados à produção de queijos artesanais e obtenção do selo Arte.
A Rede Lácteos surgiu da união de laticínios filiados ao Sindicato da Indústria de Laticínios no Estado do Ceará (Sindlaticínios), com o objetivo de gerar novos negócios, disseminar conhecimentos, aumentar a lucratividade e gerar força para o segmento e parceiros, contando com as seguintes empresas associadas: Cambi, Caraúba, Laguna, Sabor e Vida e Vale Milk.
O Governo do Estado do Ceará oficializou a concessão do Selo Arte como competência da Adagri. Esse selo, por sua vez, irá certificar produtos artesanais com garantia de qualidade e segurança, como produtos fabricados com matérias-primas oriundas de estabelecimentos, nos quais seguem boas práticas agropecuárias e boas práticas de fabricação, para garantia da segurança alimentar dos consumidores e para viabilizar o aumento de valor agregado à cadeia produtiva do leite. O selo também permitirá a rastreabilidade do produto.
“O Ceará ainda não possui nenhuma certificação de produto artesanal, indicando uma grande oportunidade que vem sendo buscada pela Rede Lácteos, em parceria com o SENAI Ceará, de soluções para a melhoria e desenvolvimento de novos produtos laticínios, principalmente, queijos diferenciados, com um padrão de qualidade elevado”, afirmou o bolsista da UNITEC, Francisco Pereira Marques Neto.