ICEI demonstra retomada da confiança dos empresários em abril
No mês de abril, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), elaborado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), apontou que os empresários cearenses voltaram a apresentar otimismo, tendo sido registrado crescimento no Índice, que alcançou a marca de 51,6 pontos.
De acordo com a pesquisa, no Brasil, o indicador seguiu a tendência dos meses anteriores e apontou queda de 0,7 ponto, alcançando 53,7 pontos, o que configura o quarto mês seguido de queda. Apesar da retração, a pontuação ainda demonstra otimismo por parte do empresário brasileiro.
Os dois índices que compõem o ICEI apresentaram resultados distintos. O índice de Condições sofreu queda tanto no Ceará (-2,9) quanto no Brasil (-4,0), marcando 40,7 e 44,9 pontos, respectivamente. Já o índice de Expectativas foi o responsável pelo crescimento do Índice de Confiança, tendo registrado alta no Estado e no País. Ele apresentou aumento de 4,0 pontos no âmbito estadual e 0,9 ponto no nacional. O mesmo cenário ocorreu no Nordeste, que cresceu 0,2 ponto no ICEI, apesar da queda de 3,1 pontos no Indicador de Condições.
O aumento no Índice geral ocorreu devido a uma elevação de 1,8 ponto no Indicador de Expectativas, cuja pontuação alcançou 58,3.
É importante ressaltar que, quando comparado ao ano anterior, todos os indicadores apresentaram crescimento expressivo. Esse quadro é resultado do fato de abril de 2020 ter sido marcado por restrições severas ao funcionamento das atividades industriais.
Confira o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) completo AQUI.