M. Dias Branco divulga startups selecionadas em projeto junto ao SENAI Ceará
O grupo M. Dias Branco anunciou que as startups IndustryCare, ST-One e MInT Consultoria foram selecionadas para a validação do conceito, a última fase do Programa Germinar Tecnologia, que visa encontrar novas formas de inovar e aumentar a rentabilidade da gigante alimentícia, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento das startups. A iniciativa contou com investimento total de R$1 milhão em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará).
Ao todo, 151 startups foram inscritas no Programa Germinar Tecnologia, sendo que 11 foram selecionadas para o pitch de apresentação e três empresas seguem para a etapa do projeto-piloto, todas com o objetivo comum de oferecer ganhos de eficiência operacional e redução de custos em alinhamento com a Indústria 4.0. Nessa perspectiva, as startups que tiverem a proposta de conceito para o piloto validado receberão apoio para o desenvolvimento de uma prova de conceito, passando por processos de validação, prototipação e teste. Cada projeto terá a duração máxima de 12 meses.
Startups selecionadas
A IndustryCare foi escolhida por ter solução que apoia a geração e gestão dos dados do chão de fábrica, monitorando em tempo real o comportamento e desempenho de máquinas e processos, detectando oportunidades de melhoria em eficiência energética com engenharia de valor comprovada.
Já a solução ST-One foi selecionada por integrar todos os equipamentos, fornos, balanças e demais máquinas de, pelo menos, um processo produtivo da M. Dias Branco, criando bases de conhecimento on-line, a partir de valores históricos de variáveis de processo, produtividade e qualidade.
Fundada em 2019, a MInT Consultoria se destacou por oferecer soluções tecnológicas no setor de inovação em materiais, aplicáveis em diversas áreas, com condições de elevar a produtividade a partir da estabilização de processos.
Inovação
O Programa Germinar, criado em 2018, possui arquitetura com três frentes de Inovação Aberta. Além do Germinar Tecnologia, há o Germinar Conecta, um programa focado no curto prazo, com pilotos de até três meses e condições de levar soluções rápidas ao negócio, e o Germinar Ventures, focado em foodtechs. A parceria entre grandes empresas e startups tem se tornado cada vez mais frequente, uma vez que representa oportunidades para todos os envolvidos.