Penitenciária de Sobral e SENAI Ceará qualificam 60 internos
A Penitenciária Industrial Regional de Sobral (Pirs) acaba de certificar mais 60 internos em cursos do Projeto de Implantação de Oficinas Produtivas Permanentes em estabelecimento penais (Procap) com a capacitação ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará). Eles representam a quinta turma da unidade e foram qualificados nos cursos de panificação, serralheria e marcenaria.
Esse trabalho de capacitação de detentos que o SENAI está executando em todo o estado do Ceará tem uma missão social muito importante, transformando vidas através da oportunidade de aprender um ofício. Aqueles que levarem a sério certamente terão uma vida profissional reconhecida quando saírem", destaca o gerente do Centro Integrado SESI SENAI Sobral, Alexandre Guimarães.
Um dos internos celebrou a oportunidade durante a cerimônia em que se certificou como serralheiro. “Somos gratos pela oportunidade de aprender um ofício com a qualidade ensinada pelo SENAI. É um ganho duplo, pois saímos com uma profissão e ainda conseguimos reduzir nossa pena”, comemora.
Já o diretor da unidade, Ronaldo Helcias, comenta a importância desse tipo de iniciativa. “Já estamos na quinta turma de qualificação dos cursos Procap. Os cursos são a possibilidade de dar uma nova perspectiva aos internos. De terem uma profissão com a qualidade de ensino do Senai e trilharem um novo futuro”, atesta.
Parceria entre SENAI e SAP
No final de 2021, equipe da diretoria regional do SENAI Ceará reuniu-se com o secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, e equipe para fechar detalhes da renovação da parceria para capacitação de internos e egressos do Sistema Prisional cearense. Em 2021, serão capacitados 10 mil internos, 500 egressos e 500 policiais penais e/ou seus familiares. Serão contempladas 19 unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza, Sobral e Cariri.