SENAI Ceará e Adagri realizam primeiro curso de Formação de Auditor em Programas de Autocontrole
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), realizou de 7 a 11 de dezembro, o primeiro curso de Formação de Auditor em Programas de Autocontrole. Ao todo, 31 fiscais estaduais da Adagri participaram do curso.
A formação teve como objetivo padronizar e melhorar as auditorias que são realizadas a cada 60 dias nos estabelecimentos registrados no Sistema de Inspeção Estadual (S.I.E).
O conteúdo programático incluiu Gestão da Qualidade nas Indústrias de Alimentos; Programas de Autocontrole (PAC’s); Auditoria e Definições e Funções e Responsabilidade de um Auditor. As aulas foram ministradas pelas consultoras de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Senai Ceará, Talita Silva e Flavianne Pessoa.
“Os programas de autocontrole são ferramentas fundamentais que as indústrias devem implantar para garantir a segurança dos alimentos ao consumidor. Eles envolvem desde as boas práticas de fabricação até o sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle”, afirmou Flavianne Pessoa.
Já Glaycione Rodrigues, coordenadora do S.I.E na Adagri, completou afirmando que os programas de autocontrole abrangem desde o controle de pragas dentro dos estabelecimentos, controle de temperatura de câmaras frigoríficas, assim como o controle das matérias-primas. “É um conjunto de avaliações para que o produto final fornecido ao consumidor seja de excelente qualidade”, ressaltou.