Último dia do Proenergia 2020 traz discussão sobre energia renovável
O Proenergia 2020, que teve início na última quarta-feira, 18/11, chega ao fim nesta sexta–feira, 20/11. Durante os três dias do evento, que aconteceu de forma online, os participantes puderam debater e trocar experiências sobre inovação e tecnologia para o setor elétrico brasileiro, além de novos recursos de energia renovável para o Ceará.
O primeiro painel desta sexta-feira, intitulado ‘Cadeia Produtiva de Energias Renováveis’, foi moderado por Lauro Fiuza, presidente do Conselho da Servtec e teve apresentações de Roseane Medeiros, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e secretária-executiva da Indústria na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Margaret Lins, gerente de inovação e pesquisa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Guilherme Arantes, gerente da área de energia do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Alceu Mourão, diretor administrativo da Avanti, e Jonathan Colombo, diretor institucional da Vestas.
Os palestrantes falaram sobre como suas respectivas empresas estão contribuindo para que mais recursos de energias renováveis cheguem ao Ceará e assim haja geração de emprego e desenvolvimento da economia. Ao final das apresentações, os palestrantes participaram de uma rodada de perguntas.
O segundo painel foi moderado por Ricardo Correia, CEO da EnergyGreen e diretor de geração distribuída do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia Ceará), e contou com as palestras de Carlos Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Bárbara Rubim, CEO da Bright Strategies e vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e Eduardo Rossi, especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Após as apresentações dos palestrantes, Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia da FIEC comentou sobre os assuntos tratados e pontuou alguns temas como a distribuição de energia no Ceará, políticas públicas, e inovações. Jonas Becker, CEO da Eco Soluções em Energias também fez algumas considerações sobre as palestras e reforçou a importância da união do segmento de energia renovável para o crescimento do setor.