MBA do IEL Ceará prepara para a transformação digital na gestão de suprimentos
Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, as empresas estão sempre buscando agilizar e dar mais eficiência aos seus processos. A gestão de compras e suprimentos é uma das atividades em que há uma grande necessidade de mudança de paradigmas para que os negócios acompanhem as transformações pelas quais o mundo vem passando recentemente. Ao contrário do que muita gente imagina, o processo gerencial que envolve a aquisição de insumos e serviços não precisa ser burocrático e analógico. Ele pode sim ser dinâmico, digital e assumir um papel estratégico nos negócios, pois, dependendo de como é conduzido, é capaz de proporcionar redução de custos e melhorias substanciais nos lucros.
Hoje, no Brasil, mais de 95% das indústrias ainda vivem no mundo analógico na área de logística e gestão de suprimentos. Para motivar as empresas e contribuir para a transformação digital das indústrias cearenses, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) lançou a sexta turma do MBA em Gestão de Suprimentos, com início das aulas em 18 de janeiro de 2021. Por meio de uma abordagem atualizada, fundamentada em questões–chave, o curso tem como objetivo desenvolver e aprimorar as competências profissionais para uma atuação mais eficiente e atualizada com as tendências de mercado e essa transformação digital tão necessária.
Os participantes irão aprender a diagnosticar problemas estratégicos relacionados à gestão de suprimentos, além de avaliar os diferentes grupos envolvidos nesta articulação (empresas, governos, instituições e grupos sociais e indivíduos). Também irão se atualizar dos diferentes setores empresariais envolvidos na área de compras e suprimentos e irão aprender como utilizar adequadamente ferramentas de apoio aos processos de suprimentos. O MBA se propõe a integrar os fundamentos teóricos e acadêmicos com as práticas e processos de trabalho na área de compras e suprimentos, vigentes no mercado de trabalho.
De acordo com o professor do curso, José Nivaldo Tornisiello, especialista em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, a empresa que subsidia a participação de seu colaborador no curso ganha muitas oportunidades de melhorar a performance do negócio.
“Hoje nós temos um gap muito grande, nas empresas, entre a logística e a gestão de suprimentos. Muitas adotam modelo analógico, poucas seguem modelo digital. Fazendo o curso, o profissional da área poderá aplicar muitos conhecimentos e técnicas de imediato na empresa. Isso vai trazer melhoria de processos, redução do desperdício, economia em negociação de compras, formatação de modelos de gestão mais adequados, o conhecimento de questões que envolvem compliance, a prevenção de acidentes, gestão de frota, redução de custo na prestação de serviço, entre outras. Ao mesmo tempo, a empresa tem a possibilidade de melhorar o serviço e a percepção do cliente. É uma lista muito grande de vantagens para a empresa”, afirmou.
As vantagens dos conhecimentos proporcionados pelo curso se estendem também aos profissionais.
“O curso, por abordar uma área extremamente abrangente, traz para o profissional uma visão ampla da cadeia de suprimentos. Essa visão dos processos, estruturada e técnica, vai fazê-lo refletir em que momento da carreira ele está. Vai fazê-lo pensar se ele está vivendo em um mundo analógico e ele será desafiado a vivenciar essa transformação na vida dele enquanto profissional. Vamos falar de técnicas que ainda são válidas e vamos promover o encontro com o futuro, que é o hoje, que é a vida no mundo digital na área de suprimentos”, destaca.
A capacitação é destinada a graduados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão Pública, Engenharia e áreas afins, interessados em adquirir conhecimentos e atualização.
As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser feitas no site do IEL Ceará.