Museu da Indústria integra programação do Centro Cultural Fetrans em alusão à Primavera dos Museus
A 14ª edição da Primavera dos Museus, com o tema central “Mundo Digital: Museus em Transformação” e realizada pelo Instituto Brasileiro dos Museus, segue com atividades em todo o país até domingo, 27/09. No Ceará, o Centro Cultural Fetrans integra a programação com uma transmissão ao vivo a ser realizada hoje, 24/09, às 20 horas, no perfil da Fetrans no instagram (@fetrans). A live vai discutir a importância da preservação da memória histórica e da valorização dos museus, mostrando o trabalho desenvolvido pelo setor de transporte e apresentando outras iniciativas de sucesso.
Sob mediação do diretor da agência AD2M Comunicação, Mauro Costa, e da professora e diretora cultural da Fetrans, Aída Eskinazi, a transmissão terá a participação da historiadora e supervisora do núcleo Educativo do Museu da Indústria do Ceará, equipamento cultural do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), Aline Lima.
“A ideia é discutirmos um pouco sobre como os museus se posicionam no momento atual, em que as redes sociais e os conteúdos em meio digital são cada vez mais utilizados. Lembrar que os Museus são espaços de memória, que em nada precisam estar relacionados com uma ideia pejorativa de velho, antigo, mas sim espaços que falam de passado, presente e futuro. Olhamos pra trás para melhor seguir em frente”, pontua Aline.
Também participam do debate a escritora, pesquisadora memorialista e responsável pelo perfil Fortaleza Nobre nas redes sociais, Leila Nobre e a educadora e coordenadora do Núcleo Educativo do Museu da Fotografia Fortaleza, Keli Pereira.
A programação vai contar ainda com um tour ao vivo por cada espaço das exposições físicas do Centro Cultural Fetrans, localizada na unidade do Sest Senat Fortaleza (Rua Dona Leopoldina, 1050, Centro – Fortaleza-CE): Memorial Fotográfico do Transporte, Galeria do Transporte, Salão do Trabalho em Transporte, Mais de Um Século sobre Rodas, Um Passeio no Tempo e João Paulo II em Fortaleza.
Vale ressaltar que o Museu da Indústria, que estava fechado no período de isolamento social, já está reaberto para visitações presencial e online via agendamento.
PARA AGENDAMENTO DE VISITAS, LIGUE (85) 3201.3901