Autismo e atividades virtuais são tema do próximo webinar do SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) realiza amanhã (30/6), às 16h, webinar sobre Autismo e atividades virtuais: Dicas e orientações pedagógicas. A transmissão acontece no canal do SENAI Ceará no Youtube.
Os convidados são o terapeuta ocupacional, coordenador e professor nos cursos de pós-graduação da Faculdade Maçiço de Baturité, Wilton Cândido; e a analista de sistemas, presidente e fundadora da Associação Pintando o SeTEAzul, Kellyane Chaves. A mediação fica por conta da pedagoga, especialista em Educação Inclusive e especialista educaconal do SENAI Ceará, com foco em inclusão, Valquíria Vieira.
A tecnologia tem se consagrado como uma aliada poderosa para o desenvolvimento de pessoas autistas, de acordo com Valquíria Vieira. Por meio de aplicativos e softwares, professores, psicoterapeutas e pais podem buscar os melhores recursos para atenderem às necessidades da pessoa com autismo, sempre visando seu desenvolvimento. "É interessante lembrar que esses jovens nasceram em uma época em que o uso de tecnologias é imperativo, por isso, existe uma certa facilidade na manipulação destes dispositivos", salienta.
Uma das características do autismo é a dificuldade de interação social, explica Valquíria. "Nesse sentido, o uso de tablets, smartphones e computadores pode ser uma forma de os pais e profissionais se conectarem com as pessoas com autismo. Os dispositivos tecnológicos se tornam, assim, uma ferramenta para criação de vínculo", afirma. Para a especialista, a tecnologia abre portas no desenvolvimento de uma pessoa, entretanto, ela não é o principal elemento. Quanto mais motivadora e divertida for a interação, maior a chance de a pessoa com autismo permanecer espontaneamente na atividade, explica.
A transmissão acontece no canal do SENAI Ceará no Youtube.