Equipe do SENAI Ceará é treinada para manusear respiradores recebidos da China pelo Governo do Ceará
Uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) iniciou hoje (20/5) treinamento com um dos 200 respiradores adquiridos pelo Governo do Estado, da China, que chegou a Fortaleza na última segunda-feira (18/5). O objetivo é preparar a equipe do SENAI para possíveis manutenções necessárias nos equipamentos que entrarão em funcionamento nas unidades de saúde de todo o estado.
De acordo com o gerente de Gestão e Desempenho do SENAI Ceará, Carlos Egberto Mesquita, a ideia é manter a equipe atualizada e capacitada. "Caso haja algum problema nesses equipamentos novos já estaremos preparados para manuseá-los, fazer pequenas manutenções, tirar dúvidas e orientar o manuseio", afirma.
A equipe tem atuado na manutenção de respiradores mecânicos, enviados pelo Governo do Estado. O trabalho, realizado no SENAI Jacarecanga, teve início em 1/4, quando chegaram os dois primeiros equipamentos na unidade. A ação tem parceria da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), é financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), graças a uma articulação da Diretoria de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e conta com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Além da manutenção, o SENAI Ceará também está modelando e produzindo peças dos respiradores que estejam com defeito, agilizando o conserto e o funcionamento, já que muitas vezes essas peças estão em falta no mercado ou demoram muito para chegar, segundo Carlos Egberto.