FIEC e Unilab firmam parceria para projeto na área de biotecnologia
O diretor de Inovação e Tecnologia e líder do Observatório da Indústria da Federação das Indústria do Estado do Ceará (FIEC), Sampaio Filho, visitou na última sexta-feira (14/2) a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Na ocasião, foi firmada parceria com o reitor da instituição, Alexandre Cunha Costa, para participação da Unilab no projeto “Mapeamento do Ambiente Tecnológico do Ceará”, que parte do Masterplan de Biotecnologia.
Sobre o projeto
O projeto “Mapeamento do Ambiente Tecnológico do Ceará” tem como objetivo reunir dados relativos a infraestrutura de laboratórios de pesquisas, empresas e/ou centros multiusuários sediados em instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Ceará. Ao final do projeto, os dados serão disponibilizados por meio de uma plataforma online (dashboard) pública e gratuita hospedada no endereço eletrônico da FIEC, facilitando as interações entre academia e indústria.
No encontro também foram discutidas falhas atuais e estratégias futuras para aproximação do setor industrial com as universidades, além de ações desenvolvidas pela Federação, no intuito de dar suporte a essas demandas, e os benefícios já alcançados.
Os diretores de centro da Unilab finalizaram a reunião com uma apresentação técnica da grade de cursos e dos laboratórios de ensino e pesquisa da instituição.
Sobre o Masterplan
O Masterplan tem como objetivo construir estratégias de desenvolvimento setorial com implantação de portfólios de projetos de alto impacto, possibilitando sinergia de esforços e investimentos dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento do Estado. No Masterplan, são feitas as articulações para transformar as ações apontadas nas Rotas Estratégicas Setoriais em projeto.
Saiba mais:
O Observatório da Indústria da FIEC tem a missão estratégica de contribuir com o processo de desenvolvimento industrial do Ceará, por meio da coleta, tratamento, produção e difusão de conhecimento especializado e da criação de ambientes capazes de fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade. Faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e o Centro Internacional de Negócios da FIEC.