Carlos Prado participa da posse do novo procurador-geral de Justiça do Ceará
O presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, participou na segunda-feira (6/1) da solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas. A cerimônia aconteceu na nova sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no bairro Cambeba, em Fortaleza. Participaram também do evento o governador Camilo Santana, a secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de representantes do Judiciário e do Poder Público.
Manuel Pinheiro é promotor de Justiça desde 1996. Foi presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) entre 2009 e 2011; diretor, em dois mandatos (2004/2005 e 2012/2013), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP); vice-presidente por dois mandatos (2013/2016 e 2016/2019) da International Association of Prosecutors (IAP); assessor internacional do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) entre 2015 e 2016; diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) de 2016 a 2018; e coordenador do Projeto Tempo de Justiça, entre 2017 e 2019.
O novo procurador-geral de Justiça ressalta os desafios que a Instituição tem pela frente. “Queremos que o Ministério Público seja cada vez mais eficiente como propulsor e garantidor da imparcialidade da jurisdição penal, atuando contra o crime organizado, a sonegação fiscal, a corrupção e a lavagem de dinheiro, e como promotor de direitos fundamentais na jurisdição civil coletiva, atuando na defesa do meio ambiente e na proteção dos interesses dos consumidores, das crianças, dos adolescentes, dos idosos e de vários outros grupos econômica e socialmente vulneráveis”, disse.