FIEC promove Diálogo Industrial sobre segurança do trabalho
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizou no dia 13/11 o Dialogo Industrial: como lidar com os aspectos legais e humanos na segurança do trabalho. O diálogo é promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Gerencia Executiva de Desenvolvimento Associativo (GDA) em parceria com o SEBRAE. Participaram desse evento associados dos sindicatos Simec, Sindquimica, Sindroupas Sinditextil, Sindgrafica, Sindiembalagens, Sindialimentos, Sinduscon, Sindtrigo, Sindbebidas, SIndmassas e Sindienergia.
O diálogo foi facilitado por Clayton Schultz, graduado em engenharia mecânica, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFRGS/Fundacentro). Trabalhou por cerca de 30 anos em empresa petroquímica de grande porte como líder corporativo, gestor responsável técnico, coordenador de implantação e manutenção e de auditorias dos programas/processos organizacionais do sistema de gestão em SSMA – Segurança do Trabalho, Segurança Química, Segurança de Processos, Segurança baseada em comportamento, Segurança e Higiene Ocupacional, Ergonomia e Meio Ambiente – da Copesul/Braskem.
O evento teve como objetivo identificar a evolução da gestão de SST, os processos básicos de gerenciamento de riscos de sistemas como elementos estratégicos da sustentabilidade empresarial, como também desenvolver atividades voltadas à reflexão dos gestores para avaliação diagnostica dos elementos estratégicos, fluxos e procedimentos dos processos organizacionais vinculados à SST, com vistas à sensibilizar, conscientizar e mobilizar as lideranças quanto ao seu papel e responsabilidade, individual e gerencial, no desenvolvimento de ferramentas para instrumentalizar a gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, com vistas à obtenção de melhoria de desempenho e resultados em SST.