Alunos do SENAI Ceará são sensibilizados para desenvolvimento de projetos de inovação
Alunos do SENAI Maracanaú e SENAI Barra do Ceará conheceram no dia 17/4, a Saga da Inovação 2019, uma sequência de eventos que acontecem todos os anos com o objetivo de desenvolver projetos de inovação e resolver problemas reais das indústrias.
Com etapas regional (Inova Ceará) e nacional (Inova SENAI) alternadas, a Saga da Inovação contempla uma série de eventos que, cronologicamente, constroem o ciclo de inovação necessário para solução de problemas reais da indústria brasileira. No “Desafio de Ideias – Grand Prix Escolar”, primeira etapa da saga, é realizada uma maratona de inovação, na qual os alunos do SENAI trabalham durante 16 horas na elaboração de propostas para solucionar os desafios da realidade da indústria. Esses desafios são a base para geração de soluções inovadoras, com prototipagem, validação e construção de negócios inovadores de impacto e possibilidade de futuros projetos de pesquisa aplicada.
Já na segunda etapa, no “Desafio SENAI de Projetos Integradores”, a ideia se transforma em projeto, composto por canvas de modelo de negócios, protótipo e apresentação em formato de pitch. A reta final da Saga é no “Desafio de Soluções Inova SENAI”, onde são captados e premiados projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria e do mercado brasileiro.
APRESENTAÇÕES – No SENAI Barra do Ceará, em todos os turnos, os instrutores Antônio Gerliuson, Cesár Carlos e Jorge Augusto conduziram a apresentação da sensibilização e da pesquisa de anterioridade, com participação do analista educacional Rafael Oliveira.
Já no SENAI Maracanaú, a proposta era apresentar, de forma lúdica, as três etapas da Saga da Inovação para alunos dos cursos técnicos e de aprendizagem dos turnos manhã e tarde. De acordo com a interlocutora da unidade, Juliana Matos, foi realizada uma dinâmica tendo em vista o objetivo do evento e o desenvolvimento do espírito de equipe, ao utilizar a criatividade para simular a inovação de um produto.
"Foi um momento de muita animação, tanto para equipe de educação presente, quanto para nossos alunos. O momento estimulou a todos a conhecerem mais sobre a Saga e a encantar nossos alunos – ajudando-os a ver e sentir que o mercado busca muito mais do que apenas um colaborador em sua empresa, mas de alguém que inove e seja o diferencial", disse Juliana Matos.
As inscrições para a primeira etapa da Saga, o Grand Prix, se encerram no dia 30/4.
Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.