FIEC e CIC participam de evento em Portugal que integra empresas e academia
O presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos), André Siqueira, e o presidente do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e de Refino de Petróleo no Ceará (Sindquímica), Marcos Soares, representando a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), participam em Leiria, Portugal, de missão internacional do projeto Double Degrees para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Região de Leiria (D2IN). A iniciativa, organizada pela Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei) e pelo Politécnico de Leiria, acontece entre 10 e 12/4 e conta com representantes da Alemanha, Brasil, Suíça, Espanha e Panamá.
O objetivo é promover a interação direta entre as associações empresariais e instituições de ensino superior desses países com os promotores do projeto D2IN. A ideia é que os participantes tenham contato direto com a região, com a Nerlei, com o Politécnico de Leiria e com as empresas locais. Para tal, os participantes visitam escolas e centros de investigação do Politécnico de Leiria e algumas empresas associadas da Nerlei que se destacam pela sua atividade internacional, ambiente multicultural e cultura de inovação e desenvolvimento.
Após a missão, os empresários participam do seminário de encerramento do projeto D2IN, que começa às 15h, do dia 12/4, em que cada País convidado vai apresentar as principais oportunidades de negócio do respectivo mercado. Durante o seminário de encerramento vão ser entregues os prêmios Hall of Fame, por boas práticas de integração nos quadros das empresas de estudantes internacionais e na aculturação das empresas para o mercado internacional.
O projeto D2IN tem como objetivo atualizar conhecimentos e apoiar e melhorar o processo de internacionalização das empresas através de uma metodologia multicultural training experience com a concertação de alianças estratégicas entre a Nerlei e o Politécnico de Leiria. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro – SAAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, com recursos provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.