Observatório da Indústria da FIEC discute Plano de Segurança Viária da cidade
O Observatório da Indústria da FIEC, através do Masterplan, participou no dia 2/4, do desenvolvimento do Plano de Segurança Viária da cidade, durante o quinto encontro do Comitê Municipal de Segurança Viária, organizado pela Prefeitura de Fortaleza.
O evento, realizado na Universidade de Fortaleza (Unifor), reuniu representantes de diversas instituições da sociedade civil organizada, bem como do poder público, além de profissionais de órgãos regulares, entidades representativas de classe e setor privado.
Esta foi uma das etapas do plano que consiste em garantir sustentabilidade para as conquistas na redução de mortes e feridos no trânsito de Fortaleza. Além disso, a intenção é de que o documento sirva como norte para orientar as políticas públicas para também aprimorar ainda mais as ações de prevenção aos acidentes.
O objetivo do Masterplan é encampar ações voltadas ao setor produtivo para contribuir na missão de atingir a meta de visão zero do trânsito que consiste em zerar o número de mortes no trânsito que, por sua vez, tem impactos econômicos de grandes proporções e impactos sociais imensuráveis.
Em 2011, a Assembleia Geral da ONU determinou a ‘Década de Ação para Segurança Viária’, que objetiva reduzir em 50% o número de mortes no trânsito em todo o globo. Porém, atualmente cerca de 1,3 milhão de pessoas ainda morrem todos os anos em ruas e avenidas no mundo, dos quais 93% são em países em desenvolvimento como o Brasil, onde o número de vítimas fatais chegou a 41 mil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A instituição alerta que se a situação continuar como está, em 2030, acidentes de trânsito poderão ser a sétima principal causa de morte no planeta.