Sindquímica realiza seminário sobre qualidade de tintas
O Sindquímica, sindicato filiado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), realizou ontem (27/11), na Casa da Indústria, em parceria com a Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac/CE) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), o seminário "Tinta de Qualidade Reconhecida".
O seminário teve o objetivo de informar sobre normas técnicas para fabricação de tintas, apresentar possíveis penalidades que recaem sobre o descumprimento das normas e apresentar o Programa Setorial de Qualidade (PSQ) da Abrafati, que visa estimular empresas a produzir tintas em conformidade às normas.
O presidente do Sindquímica, Marcos Soares, afirma que o segmento de tintas é muito expressivo no Ceará, com a presença de mais de 30 indústrias. “O objetivo é qualificar ainda mais essas empresas e manter o industrial informado sobre normas técnicas e qualidade”, explica.
O advogado Rafael Baitz, especialista em Direito do Consumidor, apresentou as questões legais acerca da fabricação e venda de tintas e a repercussão para o não cumprimento das exigências. O engenheiro e sócio-diretor da Tesis Engenharia e Gestão de Programas de Qualidade, Jairo Cukierman, apresentou o PSQ e as vantagens da produção de tintas adequada às normas. Segundo Cukierman, no início dos anos 2000, a qualidade das tintas imobiliárias comercializadas no brasil era sofrível e todos - fabricantes, revendas e consumidor final – perdiam com isso.
A partir de 2002, a Abrafati vem atuando para melhorar a qualidade dos produtos. De acordo com Cukierman, a melhoria da qualidade garante isonomia competitiva entre empresas do segmento e garante proteção para consumidor e revendas. O reconhecimento da importância da qualidade, por parte do governo federal e de governos estaduais, restringiu o espaço para as marcas não conformes, que não podem ser vendidas para programas habitacionais nem cadastradas para financiamentos a obras de construção ou para venda com uso do Cartão BNDES.
Representantes da Hidracor, Hidrotintas, Hipercor e Fortex, todos fabricantes locais, participaram de painel com apresentação de cases que reforçaram a importância da adequação de produtos às normas e o investimento em inovação e melhorias.