Mundo SENAI aproxima jovens da indústria
A carreira na indústria ainda é, para muitos jovens, cercada de mitos. Para apresentar a indústria como um setor dinâmico, com oportunidades de trabalho interessantes e promissoras, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI realiza em todo o país o Mundo SENAI nesta quinta (8/11) e sexta-feira (9/11). No Ceará, as unidades da Barra do Ceará, em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral participam da iniciativa recebendo a visita de estudantes de escolas de todo o estado. Os visitantes têm a chance de conhecer, durante o evento, o potencial empregador da indústria, a estrutura do SENAI e as diversas formações técnicas disponibilizadas pela instituição. Além disso, também podem participar de palestras.
Outro atrativo é a mostra de trabalhos do Desafio SENAI de Projetos Integradores. A mostra é composta por cerca de 50 projetos elaborados por alunos do SENAI Ceará com soluções para desafios do dia a dia da indústria. Os próprios alunos do SENAI Ceará apresentam aos visitantes seus projetos e os incentivam a considerarem uma carreira na indústria no futuro. É o caso de Fábio Gonçalves, aluno do SENAI de Juazeiro do Norte. Ele veio apresentar o projeto de um nobreak econômico. “Muita gente não pensa que pode ser legal trabalhar na indústria. E acho que quando nos veem aqui sentem que pode ser possível”, disse.
João Paulo Martins Lobo, aluno do SENAI Jacarecanga, também está expondo um trabalho na mostra. Ele falou sobre como a participação no Desafio, com o projeto de lentes clean, o torna mais preparado para o mercado de trabalho. “A principal dificuldade foi a montagem do protótipo. Mas superamos. O resultado ficou simples, mas excelente. A gente pensa soluções para problemas reais. Não é só teoria. É prática. Acho que quando eu estiver trabalhando sempre vou me lembrar disso”, declarou. “A gente sai muito diferente de quando entrou. Passamos a buscar sempre mais conhecimento”, complementou José Maria Mendonça Neto, aluno do SENAI de Maracanaú, que também participou da exposição.
A expectativa é de que, nos dois dias de evento, o SENAI Barra do Ceará receba 1.500 visitantes. Os trabalhos que participam do Desafio SENAI de Projetos Integradores disputam prêmio em duas categorias – Aprendizagem e Técnico. Serão premiados os três melhores em cada categoria nessa etapa regional. Os seis vencedores participam posteriormente de etapa nacional em que serão escolhidos os melhores trabalhos do país.