telefone(85) 4009.6300

Museu da Indústria recebe 1º ENEFOTO – Encontro Nordeste de Fotografia

30/09/2016 - 14h09

Acontece entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, a 6ª edição do Festival Encontros de Agosto. As programações acontecem em diversos equipamentos da cidade. O Museu da Indústria recebe o Encontro Nordeste de Fotografia (ENEFOTO). Fotógrafos convidados de todos os estados do Nordeste e os diretores da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB), Carlos Carvalho (RS) e João Kulcsár (SP), irão discutir e traçar propostas, visando o desenvolvimento da fotografia na região, juntamente com os presentes. O evento é aberto ao público.

Quando fotógrafos do Nordeste se encontram, nasce uma experiência inédita de trocas, fortalecimentos e aprendizagens. É com essa proposta que, em nova fase, a 6ª edição do Festival Encontros de Agosto, expõe, em diversos equipamentos da cidade, trabalhos de fotógrafos de todos os estados da região e promove programação formativa gratuita. Entre 28 de setembro e 1º de outubro, o Ceará convida os fotógrafos dos demais estados nordestinos para compartilhar da diversidade destes territórios, proporcionando diálogos que entrelaçam fronteiras e investigam aproximações e distanciamentos no fazer de agentes dessa linguagem artística.

Tradicionalmente, o festival de fotografia acontece uma vez por ano, na capital, tendo como ponto de partida a data 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia. Em 2016, foi a vez do Museu da Imagem e do Som (MIS) receber o lançamento do Encontros de Agosto, celebrando essa data com uma “FotoFesta”.

Ainda como parte da programação, em setembro e outubro, acontecerão exposições no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura e Imagem Brasil Galeria, resultantes de convocatória aberta a todos os estados da região. Além da mostra, o projeto receberá Marco Antonio Filho (Rio Grande do Sul) e João Kulcsár (São Paulo), para proporcionar oportunidade de trocas e aprendizado em ações formativas. Marco Antonio ministrará nos dias 28, 29 e 30 de setembro o workshop “Caminhos da Edição: Fotografar, Pensar, Narrar”. Já João Kulcsár vem com o workshop “Curadoria e Montagem de Exposições” e, ainda, uma oficina para educadores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), com o tema “Uso de Imagem em Sala de Aula”.

Exposições

Com o tema “Narrativas e Alteridade”, o festival propôs este ano que fotógrafos dos nove estados do Nordeste fossem além das próprias fronteiras, trazendo e potencializando imagens de lugares e sujeitos imaginados. O público poderá contemplar nas exposições questões universais a partir das realidades locais, percebendo aproximações e diferenças.

No dia 29 de setembro, às 19h30, o Museu da Cultura Cearense recebe o público para a abertura das mostras coletivas de fotógrafos cearenses e dos demais estados do Nordeste. “As narrativas visuais têm como fundamento a alteridade, traduzida e discutida pelo olhar de 54 fotógrafos, sendo 23 deles cearenses. É uma oportunidade única dos espectadores verem essa rica produção nordestina em um só local. São mais de 300 fotos”, explica a coordenadora geral do evento, Patricia Veloso. Estarão presentes curadores de diversos estados do Brasil.
Os intercâmbios abrem canais de comunicação para circuitos nacionais e internacionais. Após a exibição no Ceará, as mostras serão adequadas para uma exposição itinerante.

No sábado (1º), momento de encerramento do projeto, a Imagem Brasil Galeria também apresentará os trabalhos de 8 fotógrafos que colaboraram, em cada estado da região, para mobilização de artistas que participarão nas exposições da convocatória do festival, possibilitando esse momento de aproximação e reconhecimento da produção imagética entre vizinhos.

Histórico
O Encontros de Agosto tem como objetivo, desde 2011, promover o contato e troca de experiências dos fotógrafos cearenses com a produção contemporânea brasileira e internacional. A iniciativa acontece em Fortaleza e conta com seminários, palestras, exposições, leituras de portfólios e workshops na sua programação, sempre buscando refletir sobre as questões próprias da fotografia e sua inserção no campo das artes, entre outros temas que mobilizam o segmento.

Foto: Ferreira Maia

Programação completa
28 de setembro, quarta-feira

Manhã (8h às 12h)
Workshop: “Caminhos da Edição: Fotografar, Pensar, Narrar”
Aberto ao público
Com Marco Antonio Filho (Rio Grande do Sul)
Local: Porto Iracema das Artes | Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema
Inscrições encerradas

Tarde (14h às 17h)
Workshop: “Curadoria e Montagem de Exposições”
Aberto ao público
Com João Kulcsár (São Paulo)
Local: Porto Iracema das Artes (auditório) | Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema
Inscrições encerradas

29 de setembro, quinta-feira.

Manhã (8h às 12h)
Workshop: “Caminhos da Edição: Fotografar, Pensar, Narrar”
Com Marco Antonio Filho (Rio Grande do Sul)
Local: Porto Iracema das Artes | Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema
Inscrições encerradas

Tarde (14h às 17h)
Leitura de Portfólio
Com Carlos Carvalho (Rio Grande do Sul)
Local: Imagem Brasil Galeria | Rua Rocha Lima, 1707 - Aldeota
Inscrições encerradas

Noite (19h00)
Aberto ao público
Palestra de abertura
Local: Auditório do Centro Cultural Dragão do Mar Dragão | Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema.
Participação de colaboradores dos estados e coordenação e curadoria do Ceará

Noite (19h30)
Aberto ao público
Abertura das exposições resultantes das convocatórias (31 fotógrafos dos 8 estados do nordeste e 23 fotógrafos cearenses)
Local: Museu da Cultura Cearense, Centro Cultural Dragão do Mar Dragão | Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema.

30 de setembro, sexta-feira.

Manhã (8h às 12h)
Workshop: “Caminhos da Edição: Fotografar, Pensar, Narrar”
Com Marco Antonio Filho (Rio Grande do Sul)
Local: Porto Iracema das Artes | Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema
Inscrições encerradas

Manhã (9h às 12h)
Tarde (13h às 16h)
Evento fechado
Workshop “Uso de Imagem em Sala de Aula”
Formação com educadores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc)
Com João Kulcsár (São Paulo)

Tarde (15h às 19h)
1º ENEFOTO – Encontro Nordeste de Fotografia
Aberto ao público
Fotógrafos convidados de todos os estados do Nordeste e diretores da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB) - Carlos Carvalho (RS) e João Kulcsár (SP) - irão discutir e traçar propostas, visando o desenvolvimento da fotografia na região, juntamente com o público presente.
Local: Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)
Inscrições encerradas

01 de outubro, sábado.

Manhã (10h)
Aberto ao público
Exposição “Narrativas e o encontro”
Com trabalhos de colaboradores dos 8 estados do Nordeste participantes do projeto
Local: Imagem Brasil Galeria | Rua Rocha Lima, 1707 - Aldeota.


Serviço
Festival de Fotografia Encontros de Agosto (2ª fase)
Programação gratuita
Dias: 28, 29, 30 de setembro e 1º de outubro
Mais informações: (85) 3261 0525 / 3244 4625
www.encontrosdeagosto.com e facebook.com/encontrosdeagosto
 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright