Visões de futuro do setor de produtos de consumo são traçadas pelo projeto Rotas Estratégicas
Ser indústria de móveis com imagem de marca e presença nos mercados nacional e internacional; posicionar-se como polo integrado de referência nacional na indústria de calçados e acessórios em couros e outros materiais; e fixar-se como indústria de confecção e acessórios estruturada e competitiva, orientada pela criatividade e sustentabilidade são as visões estabelecidas pelos especialistas que discutem ontem e hoje (26 e 27/9) o setor de Produtos de Consumo, no âmbito do Projeto Rotas Estratégicas, integrante do Programa para Desenvolvimento da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O resultado será compilado pelo Núcleo de Economia e Estratégia e divulgado em forma de roadmap.
As discussões para o setor de móveis giraram em torno da necessidade de transformar a indústria do Ceará numa marca de destaque, sinônimo de qualidade e colocá-la como importante player do setor com inserção internacional. Para o segmento de calçados e couro, os participantes sugeriram que haja mais interação das grandes indústrias atraídas por incentivos fiscais com as indústrias locais, além da importância de desenvolver fornecedores e produtos. Quanto a confecção, a percepção é de que é necessário ganhar competitividade, inserção internacional e ganho de valor agregado e produção sustentável.