Ministro lança programas de apoio à indústria e incentivo à exportação no Ceará
O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, lança na sexta-feira (23/9), na sede da FIEC, o programa Brasil Mais Produtivo (PBMP) e o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). As iniciativas buscam aprimorar o processo produtivo das empresas atendidas e ampliar a entrada dos produtos cearenses no mercado internacional.
Lançado nacionalmente em abril deste ano, o Brasil Mais Produtivo tem o objetivo de aumentar em 20% ou mais a produtividade das empresas brasileiras atendidas pelo programa. A iniciativa, sob coordenação do MDIC, tem como parceiros o Senai, a Apex-Brasil e a ABDI. Também são apoiadores do programa o Sebrae e o BNDES.
O foco do Brasil Mais Produtivo é a redução de sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. Para isso, o programa utiliza a metodologia de manufatura enxuta (lean manufacturing). Até 2017, serão atendidas em todo Brasil três mil pequenas e médias indústrias dos setores de alimentos e bebidas, vestuário e calçados, moveleiro e metalomecânico.
Cultura Exportadora
Já o PNCE oferece ao setor produtivo ferramentas de treinamento, capacitação, consultoria para adequação de produtos e identificação de mercados. Tem o objetivo de aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior e conta com com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.
Serviço:
Lançamento Brail Mais Produtivo
Data: 23/9
Horário: 10h30 às 13h30
Endereço: Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota
Mais informações: 3421-5420
Programação:
10h30 às 11h - Credenciamento
11h às 12h - Lançamento do PBMP e PNCE
12h às 12h30 - Palestras técnicas
12h30 às 13h30 - Atendimento e cadastramento das empresas