telefone(85) 4009.6300

​​​​Melhora a confiança dos brasileiros, informa CNI

26/08/2016 - 15h08

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) aumentou 0,8% em agosto na comparação com julho e alcançou 102 pontos. No entanto, o indicador continua 6,3% abaixo da média histórica, de 109 pontos, informa a pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 26 de agosto, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O aumento da confiança dos brasileiros é resultado da melhora das perspectivas sobre a inflação, o desemprego e a renda pessoal nos próximos seis meses. Além disso, os consumidores acreditam que a situação financeira melhorou nos últimos três meses. Em agosto, o indicador de expectativa de inflação aumentou 2,7%, o de desemprego subiu 1,4% e o de renda pessoal cresceu 2,5% na comparação com julho. De acordo com a pesquisa, quanto maior o indicador, maior é o número de pessoas que espera a queda da inflação e do desemprego e o aumento da renda pessoal.

O indicador de situação financeira aumentou 1,1% frente a julho. "A desaceleração da inflação e a expectativa de recuperação da economia melhoram a percepção das pessoas sobre a renda pessoal e a situação financeira", afirma a economista da CNI, Flávia Ferraz.

Mesmo assim, os brasileiros ainda estão cautelosos com as compras de bens de maior valor, como automóveis, imóveis e outros.  O indicador de expectativa de compras de maior valor caiu 1,3% em relação a julho e foi o único componente do INEC que registrou queda na comparação mensal.

O INEC é importante porque antecipa tendências de consumo. Consumidores confiantes, com perspectivas positivas em relação ao emprego e à situação financeira, tendem a comprar mais, o que aquece a atividade econômica.

Esta edição do INEC, feita em parceria com o Ibope, ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 11 e 15 de agosto.

Leia a íntegra do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) de agosto no Portal da Indústria.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright