telefone(85) 4009.6300

Museu da Indústria participa da 11ª edição do Projeto “Viva o Centro Fortaleza” no sábado, 20/8

18/08/2016 - 14h08

A valorização do Centro sob o aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação de seus espaços públicos e privados, é objetivo do projeto "Viva o Centro Fortaleza", que chega à sua 11ª edição nesta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20/8, das 8h às 21h. O Museu da Indústria participa do projeto com a exposição de longa duração, “História da Industrialização do Ceará”, de 9h às 17h.

A exposição de longa duração “História da Industrialização do Ceará” retrata o desenvolvimento econômico do estado desde o período colonial até os dias atuais. Ao longo da exposição, estão presentes as peças do acervo físico, doado em sua maioria por indústrias cearenses, integrando o ambiente e formando uma atmosfera que transporta o visitante para as épocas das grandes prensas e máquinas de costura para couro, monótipos, linotipos etc.

Além disso, o visitante terá a oportunidade de conhecer um prédio histórico construído em 1871, totalmente restaurado, e perceber as relações do edifício com a história e crescimento urbano de Fortaleza. Imperioso desde sua construção, o edifício foi erguido no final do século XIX, ainda durante o governo de Dom Pedro II. Sua primeira ocupação foi como sede da Sociedade União Cearense, primeiro clube da capital e ponto de encontro da sociedade cearense de então. Com o passar dos anos, o histórico do prédio trouxe outros usos, funcionando como Grande Hotel do Norte; sede dos Correios, dos idos de 1895 a 1935; e ainda sede da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda., empresa inglesa de energia que controlava a distribuição de energia elétrica e iluminação pública e ainda controlava o serviço de bondes a tração elétrica de Fortaleza. Foi tombado pelo Governo do Estado em 1995, através do decreto n. 23.829, de 29.08.1995 e comprado pelo SESI em 2001, passando por uma restauração a partir de 2005.

Além da programação no Museu da Indústria, uma maratona de atividades culturais e artísticas acontece em diversos equipamentos públicos e privados, com entrada franca ou ingressos populares para quase todas as atrações, em um grande convite para a população vivenciar o Centro por meio da arte. Com atividades concentradas em dois dias, resultantes de um trabalho coletivo para garantir maior visibilidade e presença de público à programação cultural no Centro de Fortaleza, a ação ocorre de forma integrada entre espaços, entidades e equipamentos culturais da sociedade civil, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), além de coletivos culturais e vários outros participantes.

Confira abaixo a programação detalhada dos dias 19 e  20/8:

As atividades desta 11ª Edição iniciam na sexta-feira 19/8, das 8h às 16h, com a programação do Centro Cultural dos Correios que apresenta a Exposição de fotografia Sereias – Mulheres do Mar. Nela, os fotógrafos Sergio Carvalho e Fernanda Oliveira apresentam 30 imagens sobre o universo feminino da pesca artesanal no Ceará, pela dupla de pesquisadores fotógrafos, que se unem no espaço expositivo ao vídeo documental do cineasta Tibico Brasil, sob curadoria das pesquisadoras Angela Magalhães e Nadja Peregrino com exporgrafia pelo disgner Ademar Assaoca, textos da jornalista Iana Soares e Coordenação geral da produtora Glicia Gadelha.

No sábado de manhã, dia 20/8, quem abre as atividades às 8h é a Feira de Livros Novos e Usados, atividade permanente de livros didáticos e paradidáticos novos e usados, que ocorre na Praça dos Leões, com ênfase para títulos que tratam da cultura cearense.

Quem também traz atividades para o Viva o Centro neste sábado, 20, das 9h às 15h, com as exposições “Poema das Águas” e “It Was Amazon”, é o Sobrado Dr. José Lourenço que destaca nesta última mostra o resultado do trabalho do ganhador do Prêmio Pipa, Jader Esbell, em uma coleção de obras de arte indígena contemporânea, que tem como objetivo atingir todo o território nacional ao longo de dois anos. São 16 obras, desenhos elaborados com técnica livre em papel canson preto em tamanho A3 com tinta branca de caneta posca, japonesa. Carregada de significados visuais, a coleção traz todas as forças da floresta, dos seres e mundos da Pan-Amazônia.

Pra quem gosta de cinema

Das 9h às 17h, do sábado (20), o Cineteatro São Luiz integra a programação do Viva o Centro com a Maratona “O Poderoso Chefão”, exibindo os títulos: 9h -“O Poderoso Chefão” (1972), 13h - “O Poderoso Chefão - Parte II” (1974), 17h - “O Poderoso Chefão - Parte III” (1990). A entrada para a Maratona é gratuita, mediante preenchimento de cadastro virtual. A disponibilidade de ingressos é limitada, respeitando rigorosamente a quantidade reservada para a distribuição.

Para a criançada

O Viva o Centro traz no sábado, 20, inúmeras atividades voltadas para o público infantil. Então, vamos colher livros no Tamarindeiro? É o que propõe a Biblioteca Pública Estadual Espaço Estação, com a atividade “Livros no Tamarindeiro”, que ocorre gratuitamente das 9h às 12h. Um convite a leitura, a curiosidade e a diversão em um espaço em que, diariamente, transitam inúmeras pessoas nos caminhos de casa para o trabalho, a Praça da Estação. É só chegar, colher um livro e saborear a leitura.

Às 10h, tem o Clubinho de Literatura com Conversas sobre Zooliteratura Infantil que integram o Programa Cultura Infância, do Centro Cultural Banco do Nordeste. O Clubinho de Literatura busca trazer crianças, de 7 a 10 anos, para perto dos livros e de suas histórias maravilhosas. Na programação de agosto, nossos personagens serão os animais e vamos descobrir como os bichos estão mais presentes em nosso cotidiano do que imaginamos. Você já se escutou dizendo que está com uma “fome de cão”. Pois é, vai ser uma brincadeira divertida descobrir como, através da poesia, fazemos dos animais não humanos nossos parceiros do dia a dia.

História e memória pedem passagem no “Viva o Centro Fortaleza”

E quem puxa este debate é o Museu do Ceará com o Projeto História com Pipoca, realizado neste sábado, 20, das 10h às 12h, com a apresentação do Documentário “Patativa do Assaré. O poeta cidadão” seguida com uma conversa o professor e pesquisador Dr. Gilmar de Carvalho. A atividade é livre e gratuita.

Ao meio dia, ocorre a tradicional feijoada no Café Passeio, do Passeio Público, com Show: Duo Jordão Luz (trompete) e Egídio de Oliveira (violão sete cordas). Vale conferir o Jazz e MPB instrumental! A partir das 13h, o Centro Cultural Banco do Nordeste dá continuidade às atividades com o TREM DA HISTÓRIA. Trata-se de um Passeio cultural de trem pelo Centro Histórico de Fortaleza, trazendo à memória fatos de Fortaleza dos séculos XIX e XX em um veículo tipo trenzinho. A atividade é livre e gratuita. Às 14h, ocorre no Centro Cultural Banco do Nordeste a Oficina: Iniciação ao Bambolê, uma vivência e integração coletiva através do movimento e equilíbrio de bambolês, utilizando a brincadeira e a diversão como ponto de partida.

Quem também integra a programação do Viva o Centro, é a atividade Hula Gula - (México), às 15h20, no Centro Cultural Banco do Nordeste. Na ação, a artista mexicana Andrea Toscano apresenta a energia do circo tradicional com técnicas contemporâneas em uma performance moderna utilizando os bambolês com muita destreza, unindo música e movimento de forma sutil e bela.

Às 16h, o Centro Cultural do Banco do Nordeste segue com a programação infantil Trenzinho da História com Bode Iôiô possibilitando que as crianças e seus responsáveis adultos passeiem pelas ruas e avenidas do Centro histórico de Fortaleza. Num veículo do tipo trenzinho, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história ao passar por praças, monumentos e equipamentos da cidade. E, das 16h30 às 19h30, ocorre o Programa Letra e Músicas, com o Reggae em Ação, oferecendo aula de dança ao público que for chegando para o encontro, com especial interesse em saber ou pertencer ao mundo reggae, festa rítmica de grande expressão na atualidade.

Enquanto isso...

Lá no Theatro José de Alencar, das 14h às 17h, ocorrem as Visitas Guiadas ao Teatro Monumento. A atividades é gratuita e traz inúmeras histórias e curiosidades sobre o TJA. Na sequência, o equipamento sedia a Feira do Cordel, a partir das 15h, no jardim do Theatro José Alencar, uma oportunidade para os amantes da literatura popular se encontrarem, trocarem experiências e adquirirem exemplares de seus autores favoritos. Na organização da Feira está o cordelista cearense Klévisson Viana, Prêmio Jabuti de Literatura em 2015 com o livro O Guarani em Cordel, adaptação da obra de José de Alencar. Ao final da tarde, às 17h, o Foyer do TJA recebe a apresentação de Rodrigo Cardozo e Banda com o Show do seu trabalho autoral registrado em três Cds em sua carreira musical. A noite termina no Theatro José de Alencar, às 21h, com o Show - Eri pinta Jonhson borda, em uma divertida comédia, escrita e interpretada pelo ator Eri Johnson, com a intenção de pintar e bordar com o seu público, através de uma completa interatividade entre todos. Nesse espetáculo Eri Johnson interpreta personagens encantadores e divertidíssimos, que levam a platéia as gargalhadas, tais como: O Gaguinho desempregado, Os Bêbados, o Casado , o Carioca poliglota, o Namorado iniciante, o Dançarino e o quase protagonista ¨Feio da Turma¨. A direção é de Roberto Talma. A atividade ocorre no Palco Principal do Theatro José de Alencar, com ingressos a R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia).

Sobre a Maratona Cultural Viva o Centro Fortaleza

O Viva o Centro Fortaleza visa à realização de ações mensais, com programação articulada entre os museus, teatros e diversos outros equipamentos culturais existentes no bairro, além dos mais diferentes espaços de fruição cultural, durante todo o dia com atividades diversificadas.

A 11ª edição do "Viva o Centro Fortaleza" é uma realização colaborativa entre a Associação dos Guias Turísticos (Agir); Associação dos Produtores do Ceará (Prodisc); Café Passeio; Casa Fora do Eixo Nordeste; Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB); Centro Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE); Espaço Cultural Correios; Espaço Cultural Escritório Poeta Mário Gomes; Feira de Cordel; Instituto Cultural Anima; Museu da Indústria/SESI/FIEC; Programa Fortaleza a Pé; Secretaria Regional doCentro de Fortaleza (Sercefor); Salão das Ilusões; 10ª Região Militar e Secretaria Estadual de Cultura, por meio de seus equipamentos Cine Teatro São Luiz Fortaleza; Biblioteca Pública Espaço Estação; Museu do Ceará; Sobrado Dr. José Lourenço; Theatro José de Alencar; Teatro Carlos Câmara e Casa de Juvenal Galeno.

Como funciona

Em cada Edição, as entidades envolvidas fazem sua programação e se articulam com as demais para montar um programa integrado, estimulando o público a permanecer no Centro, participando das múltiplas atividades oferecidas. Trata-se também de um convite a um outro olhar sobre o Centro de Fortaleza, bairro onde se localizam diversos equipamentos culturais com programação permanente. O "Viva o Centro Fortaleza" reforça a variedade desse cardápio cultural acessível a todos e trabalha conceitos como os de direito à cidade, ocupação e integração dos espaços públicos e privados, valorização da produção artística cearense e pleno exercício dos direitos culturais.

Com esse trabalho, o “Viva o Centro Fortaleza” pretende chamar a atenção da sociedade para o Centro da capital, contribuindo em um processo de transformação do bairro, ocupação em diversos horários e com variadas finalidades, superação de problemas e dificuldades incompatíveis com a envergadura e importância que o Centro ocupa como patrimônio cultural de nossa cidade.

Quem participa

Integrado por cidadãos, entidades da sociedade civil, coletivos culturais, representantes do poder público e equipamentos culturais situados na região central de Fortaleza, o movimento tem promovido reuniões regulares desde maio de 2015, tendo realizado a primeira edição do projeto no dia 23 daquele mês.

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - Tel: 3101.6761

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright