CIC e Sindsorvetes realizam ação de estímulo a atitudes honestas no cotidiano
O combate à corrupção inicia nas atitudes cotidianas do cidadão. Acreditando nesta premissa, o Centro Industrial do Ceará – CIC e o Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará – SindSorvetes realizam em agosto uma ação de estímulo a essa reflexão. Durante 30 dias, as instituições estarão disponibilizando um freezer no hall de entrada da sede da Federação da Indústria do Estado do Ceará – FIEC, contendo picolés. Sem vendedor, câmera, nem cadeado, o consumidor só precisa escolher o sabor que quiser e depois depositar o valor de R$ 2,00 na urna ao lado.
A experiência é inspirada na ação de um professor da Universidade Tecnológica do Federal do Paraná, na cidade de Cornélio Procópio (PR), no início deste ano. Desde então, várias instituições têm replicado o movimento pelo país. “Neste momento em que se fala muito de combate à corrupção na política, é importante nós percebermos nosso papel na construção de um país inteiro mais honesto. O CIC quer estimular a reflexão sobre este assunto e ressaltar que cada um é responsável por alcançar este objetivo”, explica o presidente do CIC, Aluísio Ramalho Filho.
O SindSorvetes disponibilizou a estrutura para a ação e doou os produtos a serem colocados à venda. “Nós estamos todos inseridos neste contexto de combate à desonestidade. É importante para o sindicato e suas empresas, a disseminação dessa cultura porque isso termina por melhorar as condições de vida para nossos clientes”, comenta o presidente do SindSorvetes, Flávio Oliveira.
A ação continua até o mês de setembro, no hall de entrada da FIEC. Ao fim, será contabilizada a “taxa de esquecimento”, ou seja, a quantidade de picolés que não foram pagos. Todo o dinheiro arrecadado será doado para uma instituição de caridade.