Reunião mensal do Cointec tem pauta diversificada
O Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da FIEC reuniu empresários, pesquisadores e técnicos de diversos segmentos industriais para a sua reunião mensal. O presidente Sampaio Filho deu início ao encontro dando alguns informes e comunicou que a FIEC sediará o lançamento da 26ª Conferência Anprotec, um dos maiores eventos globais sobre empreendedorismo e inovação, no dia 25 de agosto, às 19h. Em seguida, Mário Gurjão, do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC falou sobre a agenda de visitas aos escritórios de coworking de Fortaleza, com início no dia 2 de setembro.
Dando sequência, foi a vez da apresentação do Masterplan da Indústria da Saúde, elaborado pelo Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, apresentado pelo economista Guilherme Muchale. Outra pauta da reunião foi um projeto inovador de cidade inteligente com foco na inclusão social, desenvolvido em São Gonçalo do Amarante. A apresentação foi feita por Giovanni Savio e Antonella Marzi. Eles explicaram que o projeto do Ceará é pioneiro no mundo e une conceitos de arquitetura, ambiente, tecnologia e inclusão social.
Por fim, o articulador da Indústria do Sebrae Ceará, Herbart Melo, apresentou o Edital Sebrae de Inovação, que recebe inscrições de projetos inovadores até 23 de setembro. Serão R$ 20 milhões destinados a projetos intensivos em tecnologias inovadoras ou capital intelectual, contemplando as cinco regiões brasileiras. O objetivo é contribuir para aumentar a competitividade e a produtividade dos pequenos negócios com potencial de alto impacto.
O subsídio será de até R$ 120 mil por projeto, com prazo de execução de até 24 meses. Serão reservados, no mínimo, 20% dos recursos para projetos de cada modalidade de empresas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, desde que atinjam pontuação mínima conforme critérios de classificação previstos no edital. Finalistas do Programa InovAtiva, empresas incubadas, graduadas, aceleradas ou instaladas em parques tecnológicos receberão uma pontuação extra de 10% no processo de classificação.