Logística é tema da terceira edição do Ciclo de Palestras AECIPP
Com palestras de Guilherme Muchale, economista e consultor econômico da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Carlos Alberto Alves, gerente comercial da empresa Tecer Terminais, a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pécem (AECIPP) realizou, no dia 28 de julho, a terceira edição do projeto Ciclo de palestras. A discussão foi pautada no tema: “Logística no CIPP: Estratégias e Oportunidades”. Também participou do encontro o presidente do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da FIEC, Heitor Studart.
Reunindo empresários, gestores e diversos profissionais de empresas instaladas no Complexo, o encontro ocorreu na sede da Associação, localizada no Campus do IFCE do Pecém. Guilherme abordou sobre infraestrutura e logística como vetores de desenvolvimento do CIPP e do Ceará. O consultor econômico apresentou análise de uso dos modais de transportes, tendências logísticas que podem garantir maior eficácia e competitividade, além de ações estratégias para uma logística sustentável.
“Os impactos da abertura do Canal do Panamá no Porto do Pecém”, foi o tema do painel do gerente comercial da Tecer, Carlos Alberto. Segundo o gestor, com a abertura para o canal, o Pecém será transformado em um hub port, gerando mais empregos em todos os setores e favorecendo a atração de novos empreendimentos para as zonas industriais no CIPP. “O porto do Pecém, como plataforma logística, está preparado para receber e exportar diversas cargas. É uma estrutura que está aberta a novos negócios e novas cargas e isso é uma característica do Porto nos últimos 10 anos”, explica.
O próximo Ciclo de Palestras está agendado para o dia 25 de agosto com o tema de manutenção industrial. A oportunidade contará também com apresentação do Polo Embrapii de Inovação de Fortaleza.
Confira mais depoimentos sobre o Ciclo de Palestras:
Fred Saboya - Vice-presidente do SIMEC – “O Ciclo é importante para o conhecimento das pessoas, dos empresários e das sociedades saber realmente o que está se passando no desenvolvimento do Ceará e no planejamento do porto do Pecém e da Zona Industrial do futuro”.
Luiz Eugênio Pontes – Empresa Arrow Business Solution – “O ambiente que aqui está se instalando pela vinda da siderúrgica, de outras empresas, pelo potencial que está sendo gerado e por tudo que vimos nas apresentações encaramos o Pecém, definitivamente, como a área de oportunidades do Estado”.