telefone(85) 4009.6300

Conexão SENAI conta com apresentação de projetos integradores

28/07/2016 - 11h07

Com o olhar voltado para soluções inovadoras, diante dos problemas reais da indústria brasileira, alunos dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) apresentam durante o Conexão SENAI, projetos do Desafio SENAI Projetos Integradores. O desafio tem como objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e fazê-los pensar de forma empreendedora.

No total, são 25 projetos de alunos das unidades de Maracanaú, Barra do Ceará, Parangaba, Jacarecanga, Juazeiro do Norte e Sobral. O desafio é dividido em cinco categorias, “Inclusão de pessoas com deficiência”, “Contribuição da indústria para a melhoria da qualidade de vida na sociedade”, “Melhoria na produtividade da indústria” e “Indústria sustentável e eficiência energética”.

Os alunos Moisés Felipe, Francisco Marques e Daiana Lima, do SENAI Sobral, participam do desafio com o projeto “Calçado Ajustável Sustentável”. “Participar desse projeto é bom para o nosso desenvolvimento no mercado de trabalho, para as nossas experiências. A oportunidade de realizar um projeto de pesquisa contribui muito com o nosso conhecimento”, destaca Moisés. Um dos orientadores do projeto é o professor Eliano Souza. Ele afirma que os projetos são de grande importância para o desenvolvimento e para a melhoria da indústria e da sociedade, por apresentar ideias inovadoras.

Entre os demais projetos, estão: “Estacionamento verde autosustentável”, “Prateleira móvel para acessibilidade de cadeirantes”, “Automação do processo de despejos de materiais”, “Máquina geradora de energia elétrica desacoplável e multifuncional” e “Programa Identifique-me”.

As apresentações seguem até hoje (28/7), até 16h. Os alunos estão sendo avaliados pela banca local, as melhores soluções serão indicadas para etapa nacional. Na avaliação da banca nacional serão escolhidas duas melhores soluções para cada desafio. As equipes vencedoras serão premiadas em novembro, em Brasília.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright