Seletiva para a olimpíada mundial de profissões técnicas reúne competidores nacionais em Eletrônica Industrial
Soluções em inovação para automação industrial. Alunos de 10 estados estão disputando a seletiva dos competidores para a olimpíada mundial de profissões técnicas (Worldskills 2017) na modalidade de Eletrônica Industrial no SENAI Jacarecanga, em Fortaleza, no Ceará. Entre eles, Gustavo Pontes, competidor do Distrito Federal, e Igor Souza Lima do Rio de Janeiro. Também participam estudantes da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Santa Catarina é o estado que mais enviou competidores. São dois, sendo um do SENAI e outro do Instituto Federal de Santa Catarina(IFSC). A disputa da Olimpíada do Conhecimento ocorre regionalmente dentro do evento Conexão SENAI até a próxima quinta-feira, 28/11.
Em bancadas que são o sonho de qualquer técnico de Eletrônica e de Tecnologia da Informação(TI), os estudantes precisam demonstrar capacidades e competências para gerenciamento e organização do trabalho, aplicação dos princípios da Eletrônica na prática, design de hardware, programação de sistemas embutidos, detecção, teste, reparo e medição de avarias, além de montagem de peças e componentes.
Em um silêncio total, com duração entre 2 e 4 horas para cada prova, os participantes só podem dialogar com os avaliadores. Os membros das delegações que acompanham os competidores acompanham de longe.
Damian Gomez, um dos avaliadores e professor na área de eletrônica no Centro de Automação e Simulação do SENAI Rio de Janeiro, explica que as provas das seletiva dividem-se em quatro módulos: hardware; programação e software; detecção de reparos e medidas; e montagem.
"Em três dias de competição, o aluno desenvolve as quatro provas de forma independente, que abrangem o conteúdo total da carga horária curricular de um técnico em eletrônica e um pouco mais. Cada prova tem um tempo determinado pelo qual o aluno tem que montar, estabelecer e botar para funcionar esse modulo que foi solicitado. Cada módulo abrange um conteúdo específico e coloca em prática as atitudes e habilidades aprendidas no curso", aprofunda.
Na coxia do evento, bem ao lado das bancadas dos competidores, o ex-aluno de Mecatrônica do SENAI Jacarecanga e participante cearense da Olimpíada do Conhecimento em 2014 em Minas Gerais, Fernando Antônio Cruz, de 23 anos, acompanhava atento a prova de software. Ele afirma que competir na modalidade de mecatrônica tem mais ritmo, mas o entusiasmo é o mesmo.
" A sensação de participar da competição é boa e incrível. Pena que não posso mais participar porque já competi uma vez e tenho acima dos 21 anos. Como um atleta que joga futebol e pratica natação, nas provas, você coloca em prática todo o conhecimento adquirido em 2 anos de curso e desenvolve uma solução próxima do ideal para Indústria", relembra.
A premiação da seletiva da Olimpíada do Conhecimento no Ceará será na próxima sexta-feira, 29/07, no SENAI Jacarecanga.
Olimpíada do Conhecimento:
É um evento que reúne alunos de diferentes áreas tecnológicas, de unidades escolares do SENAI de todo o Brasil, em uma competição que tem como objetivo avaliar e propiciar a melhoria de qualidade de educação profissional.
A seletiva, que conta com a participação de 407 estudantes do SENAI em todo o Brasil, realiza 43 provas em diversas ocupações da indústria, em 32 cidades do país entre julho e agosto. Os mais bem classificados farão os treinamentos para a 43ª Worldskills, que ocorrerá em 2017 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.