CSP realiza expedição da primeira placa de aço em evento interno
A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) deu início terça-feira pela manhã, à expedição de sua primeira placa de aço comercial até o Porto do Pecém. A operação efetiva desta encomenda para um dos sócios da joint-venture – Dongkuk –, totalizando 20 mil toneladas de placas de aço, terá continuidade na próxima segunda-feira, 01 de agosto. Este marco histórico da primeira usina siderúrgica integrada do Nordeste contou com a presença de representantes do corpo gerencial da empresa, por ocasião de uma cerimônia interna.
O transporte das placas acontecerá pela CE-155, por meio de 16 carretas. O embarque via Porto do Pecém, tendo como destino a Turquia e Itália, será feito até o final da primeira quinzena de agosto. Com dimensões entre 220mm até 11.800mm, as primeiras placas de aço da CSP para exportação serão utilizadas no processo de relaminação à quente. As próximas exportações, com datas a serem definidas, serão para Europa, Ásia África e Estados Unidos. A segunda encomenda atenderá pedido do outro sócio da CSP, no caso, a sul-coreana Posco.
Uma das mais modernas usinas siderúrgicas do Brasil e do mundo, a CSP produzirá placas de aço para geração de produtos laminados de alta qualidade para a indústria naval, de óleo & gás, automotiva e construção civil. Toda a produção, que até o momento soma 68 mil toneladas de placas de aço, será voltada para os sócios Vale, Dongkuk e Posco, que definirão os tipos de aço e a quantidade que necessitam.
A expedição das primeiras placas acontece nesta fase de comissionamento das principais plantas da usina – coqueria, sinterização, alto-forno, aciaria e lingotamento contínuo. A CSP terá capacidade máxima de produção anual de até 3,156 milhões toneladas de aço líquido e 3 milhões de toneladas de placas semiacabadas.