telefone(85) 4009.6300

OAB Ceará lança campanha de combate ao caixa 2

25/07/2016 - 11h07

As denúncias contra o caixa 2 nas eleições já têm endereço. Na próxima terça-feira (26), às 9h, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançarão a campanha contra o caixa 2 em pleitos eleitorais, uma iniciativa do Conselho Federal da OAB, em todo o País.

O lançamento ocorre em solenidade na sede da Seccional (Rua Lívio Barreto, 668) e nas 15 subseccionais da OAB no Interior do Estado. A iniciativa tem o propósito de mobilizar a participação da sociedade civil para auxiliar na fiscalização de candidatos nas eleições.

As denúncias poderão ser feitas pelo 0800.724.2116 e pelo site da OAB-CE, que irá disponibilizar uma seção específica para a ação, na qual o cidadão poderá fazer a denúncia preservando o seu anonimato, se preferir. As denúncias serão avaliadas pela Comissão de Ética na Política e Combate à Corrupção Eleitoral e encaminhadas aos órgãos competentes.

"A corrupção é um dos mais graves problemas do Brasil e precisa ser combatida com veemência. É muito importante que cada cidadão faça a sua parte e contribua com a campanha, denunciando e cobrando as autoridades para que possamos construir uma sociedade melhor. Voto não tem preço! A sociedade clama por eleições limpas, devemos discutir projetos de governo”, reforça o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota.

Também participa da campanha a Comissão Especial de Ética na Política e Combate à Corrupção Eleitoral. “Nós vivemos um momento de crise ética muito evidente. A união de instituições sérias para o lançamento de uma campanha que busca combater a corrupção que assola o país é fundamental para a manutenção da moral dentro da política”, pondera o presidente da Comissão, Rafael Mota Reis.

Para o coordenador da campanha no Ceará junto à CNBB, advogado Vanilo de Carvalho, a iniciativa busca unir forças entre instituições fortes como a OAB Ceará e a CNBB naquilo que as duas têm em comum, os valores éticos e de cumprimento da lei, e também o valor de serviço à sociedade. “No que diz respeito a essa ação conjunta, ressaltamos a força moral que a Igreja tem e a sensibilidade de atingir todos os públicos no sentido de dar voz àqueles que não têm voz”, ressalta.

Parceria com a CNBB

Nesse primeiro momento, devido a uma questão de logística, apenas as paróquias da Arquidiocese de Fortaleza estarão aptas a orientar os cidadãos sobre a ação, sendo estendida para todas as paróquias do Interior do Estado no decorrer da campanha. Até lá, qualquer dúvida para denúncia em todo o Ceará pode ser esclarecida pelo 0800.724.2116 ou na sede da OAB e nas subseções no Interior.

Campanha Nacional e aplicativo

A OAB Nacional lançou aplicativo de combate ao caixa 2 nas campanhas eleitorais. A ferramenta está disponível para os sistemas Android e IOs e permite a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos nas eleições deste ano. “Todos nós estamos aqui em busca do melhor para o Brasil, e precisamos extirpar definitivamente qualquer forma de corrupção neste país”, afirma o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.  A campanha em redes sociais usa o selo #contraocaixa2.

Serviço:
OAB Ceará lança campanha contra o caixa 2
Local: OAB Ceará (Rua Lívio Barreto, 668) e em todas as subseccionais do Interior do Estado
Horário: 9h
Data: 26 de julho

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright