Dia no Museu leva trabalhadores da indústria Amêndoas do Brasil ao Museu da Indústria
Maria Lisete, selecionadora na indústria Amêndoas do Brasil, era só encantamento durante a visita ao Museu da Indústria, na última sexta-feira (15/07). Ela e outros 49 colegas participaram do programa “Dia no Museu”, oferecido pelo Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI/CE). O intuito é aproximar trabalhadores das indústrias cearenses do setor por meio das visitas e da história da indústria.
“Achei muito interessante. Já sabia de muitas coisas, conhecia essas histórias por ouvir dos meus avós. Achei muito bonito pra trazer os filhos pra passear. Ao invés de ir pra praia, eles podem conhecer isso tudo aqui, que é tão bonito”, conta Lisete. Os trabalhadores visitaram a exposição “História da Industrialização do Ceará”, disponível para visitação do público no Museu da Indústria.
A exposição retrata o desenvolvimento econômico do Ceará desde o período colonial até os dias atuais. Ao longo da exposição, estão presentes peças doadas,em sua maioria, por indústrias cearenses, integrando o ambiente e formando uma atmosfera que transporta o visitante para as épocas das grandes prensas e máquinas de costura para couro, monótipos, linotipos etc.
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer também o prédio histórico que abriga o museu, construído em 1871, totalmente restaurado, e perceber as relações do edifício com a história e crescimento urbano de Fortaleza. Imperioso desde sua construção, o edifício foi erguido no final do século XIX, ainda durante o governo de Dom Pedro II e já foi sede do Grande Hotel do Norte, Correios e ainda sede da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda, empresa inglesa de energia que controlava a distribuição de energia elétrica e iluminação pública e ainda controlava o serviço de bondes a tração elétrica de Fortaleza.
Dia no Museu
A expectativa do projeto é levar 2000 trabalhadores das indústrias do Ceará ao museu durante a realização do projeto, que foi desenvolvido para proporcionar aos trabalhadores da indústria um momento de diversão, cultura e conhecimento e estreitar o relacionamento com os trabalhadores da indústria e seus dependentes. Os trabalhadores visitantes participam de turmas de Educação Básica, serviço oferecido pelo SESI in company.