telefone(85) 4009.6300

Empresas participantes do projeto Ceará Móveis Export terão plano de exportação personalizado

11/07/2016 - 13h07

O Centro Internacional de Negócios da FIEC e a Universidade de Fortaleza (Unifor) realizaram na manhã desta segunda-feira (11/7) mais uma etapa do projeto Ceará Móveis Export. As empresas moveleiras participantes foram apresentadas aos estudantes da graduação em Comércio Exterior que ficarão responsáveis, sob a supervisão da professora Mônica Luz, pela elaboração do plano de exportação de cada indústria. Cinco empresas participam do projeto e três delas nunca exportaram.

Segundo a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, o Ceará Móveis Export é focado na prospecção de mercados internacionais e, por isso, as empresas que já exportam também são beneficiadas porque o projeto trabalha a diversificação dos mercados de destino da exportação. “O objetivo do projeto é servir de agente indutor de abertura comercial internacional, mas também consolidar a experiência das empresas que já exportam de forma que ambas tenham a exportação como uma estratégia de negócio e que seja uma atividade fixa”, diz.

Cada empresa participante será acompanhada por um estudante e os estudantes serão coordenados tanto por Mônica Luz quanto pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC, que visitarão as fábricas para a elaboração de um plano de trabalho. Cada empresa terá um plano personalizado, adaptado à sua realidade. “Precisamos conhecer a maturidade exportadora de cada empresa para elaborar o plano de trabalho de acordo com as suas características”, explica Karina.

O ciclo de visitas deve começar ainda nesta semana, de acordo com a gerente. “Temos três empresas em Marco, uma em Jaguaribe e outra em Pacatuba. Devemos iniciar por Pacatuba, por questões logísticas”, informa. O início da execução do plano de trabalho está marcado para 1º de agosto e terá duração de seis meses. “A ideia é que as empresas venham a exportar durante esse período. Esse processo está acontecendo de forma bem planejada porque não pretendemos que a empresa exporte uma única vez e pare. Buscamos uma exportação sustentável e perene”, ressalta.

O projeto Ceará Móveis Export teve início numa articulação feita pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A partir de um primeiro encontro com essas duas entidades, o Centro Internacional de Negócios da FIEC e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário do Ceará (Sindmóveis) passaram a se reunir no intuito de formatar o projeto de internacionalização, difundindo com as empresas filiadas a cultura exportadora.

A Universidade de Fortaleza (Unifor) integrou-se ao projeto unindo ao interesse das empresas de exportar a necessidade de prática de mercado de seus estudantes do curso de graduação em Comércio Exterior. A universidade já mantinha o Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex), coordenado pela professora Mônica Luz, onde os alunos desenvolvem atividades práticas junto a empresas de outros setores.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright