Empresas participantes do projeto Ceará Móveis Export terão plano de exportação personalizado
O Centro Internacional de Negócios da FIEC e a Universidade de Fortaleza (Unifor) realizaram na manhã desta segunda-feira (11/7) mais uma etapa do projeto Ceará Móveis Export. As empresas moveleiras participantes foram apresentadas aos estudantes da graduação em Comércio Exterior que ficarão responsáveis, sob a supervisão da professora Mônica Luz, pela elaboração do plano de exportação de cada indústria. Cinco empresas participam do projeto e três delas nunca exportaram.
Segundo a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, o Ceará Móveis Export é focado na prospecção de mercados internacionais e, por isso, as empresas que já exportam também são beneficiadas porque o projeto trabalha a diversificação dos mercados de destino da exportação. “O objetivo do projeto é servir de agente indutor de abertura comercial internacional, mas também consolidar a experiência das empresas que já exportam de forma que ambas tenham a exportação como uma estratégia de negócio e que seja uma atividade fixa”, diz.
Cada empresa participante será acompanhada por um estudante e os estudantes serão coordenados tanto por Mônica Luz quanto pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC, que visitarão as fábricas para a elaboração de um plano de trabalho. Cada empresa terá um plano personalizado, adaptado à sua realidade. “Precisamos conhecer a maturidade exportadora de cada empresa para elaborar o plano de trabalho de acordo com as suas características”, explica Karina.
O ciclo de visitas deve começar ainda nesta semana, de acordo com a gerente. “Temos três empresas em Marco, uma em Jaguaribe e outra em Pacatuba. Devemos iniciar por Pacatuba, por questões logísticas”, informa. O início da execução do plano de trabalho está marcado para 1º de agosto e terá duração de seis meses. “A ideia é que as empresas venham a exportar durante esse período. Esse processo está acontecendo de forma bem planejada porque não pretendemos que a empresa exporte uma única vez e pare. Buscamos uma exportação sustentável e perene”, ressalta.
O projeto Ceará Móveis Export teve início numa articulação feita pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A partir de um primeiro encontro com essas duas entidades, o Centro Internacional de Negócios da FIEC e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário do Ceará (Sindmóveis) passaram a se reunir no intuito de formatar o projeto de internacionalização, difundindo com as empresas filiadas a cultura exportadora.
A Universidade de Fortaleza (Unifor) integrou-se ao projeto unindo ao interesse das empresas de exportar a necessidade de prática de mercado de seus estudantes do curso de graduação em Comércio Exterior. A universidade já mantinha o Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex), coordenado pela professora Mônica Luz, onde os alunos desenvolvem atividades práticas junto a empresas de outros setores.