Museu da Indústria participa do projeto “Viva o Centro Fortaleza” neste sábado, 9/7
A valorização do Centro sob o aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação de seus espaços públicos e privados, é o objetivo do projeto "Viva o Centro Fortaleza", que chega à sua 10ª edição neste sábado, dia 6/7, das 8h às 21h. Com ele, uma maratona de atividades culturais e artísticas acontece em diversos equipamentos públicos e privados, com entrada franca ou ingressos populares para quase todas as atrações, em um grande convite para a população vivenciar o Centro por meio da arte. Com atividades concentradas em um único dia, resultantes de um trabalho coletivo para garantir maior visibilidade e presença de público à programação cultural no Centro de Fortaleza, a ação ocorre de forma integrada entre espaços, entidades e equipamentos culturais da sociedade civil, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), além de coletivos culturais e vários outros participantes.
Confira a programação completa da 10ª edição do Viva o Centro Fortaleza.
Nesta edição, o público poderá conferir uma caminhada cultural gratuita, a partir de 8h, saindo da Praça do Ferreira, que passa pelos pontos históricos e culturais do Centro, com o projeto "Fortaleza a Pé". A partir de 9h, na Praça dos Leões, o Centro Cultural Banco do Nordeste promove o "De Repente Cordel", uma feira de cordel que envolve os cordelistas, editores, repentistas, ilustradores e xilogravuristas da tradicional cultura popular.
Já o Museu da Industria está com duas exposições em cartaz: "A História da Industrialização no Ceará" e "Trilhos", sendo esta última composta por 32 fotografias de Fortaleza, com imagens de ruas onde foram construídos trilhos de bondes entre 1880 e 1912 e que compunham a paisagem urbana daquele período, junto com o casario e os prédios comerciais.
A programação chega também até o público infantil, com a realização da Maratona Toy Story no Cineteatro São Luiz a partir de 13h30. Os três filmes da franquia da Disney serão exibidos em sequencia, com entrada franca. Antes, às 10h, o equipamento da Secult exibe o filme de animação "Frozen - Uma Aventura Congelante".
O Viva o Centro Fortaleza visa à realização de ações mensais, com programação articulada entre os museus, teatros e diversos outros equipamentos culturais existentes no bairro, além dos mais diferentes espaços de fruição cultural, durante todo o dia com atividades diversificadas.
A 10ª edição do "Viva o Centro Fortaleza" é uma realização colaborativa entre a Associação dos Guias Turísticos (Agir); Associação dos Produtores do Ceará (Prodisc); Café Passeio; Casa Fora do Eixo Nordeste; Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB); Centro Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE); Espaço Cultural Correios; Espaço Cultural Escritório Poeta Mário Gomes; Feira de Cordel; Instituto Cultural Anima; Museu da Indústria/SESI/FIEC; Programa Fortaleza a Pé; Secretaria Regional doCentro de Fortaleza (Sercefor); Salão das Ilusões; 10ª Região Militar e Secretaria Estadual de Cultura, por meio de seus equipamentos Cine Teatro São Luiz Fortaleza; Biblioteca Pública Espaço Estação; Museu do Ceará; Sobrado Dr. José Lourenço; Theatro José de Alencar; Teatro Carlos Câmara e Casa de Juvenal Galeno.
Como funciona
Em cada Edição, as entidades envolvidas fazem sua programação e se articulam com as demais para montar um programa integrado, estimulando o público a permanecer no Centro, participando das múltiplas atividades oferecidas. Trata-se também de um convite a um outro olhar sobre o Centro de Fortaleza, bairro onde se localizam diversos equipamentos culturais com programação permanente. O "Vivao Centro Fortaleza" reforça a variedade desse cardápio cultural acessível a todos e trabalha conceitos como os de direito à cidade, ocupação e integração dos espaços públicos e privados, valorização da produção artística cearense e pleno exercício dos direitos culturais.
Com esse trabalho, o “Viva o Centro Fortaleza” pretende chamar a atenção da sociedade para o Centro da capital, contribuindo em um processo de transformação do bairro, ocupação em diversos horários e com variadas finalidades, superação de problemas e dificuldades incompatíveis com a envergadura e importância que o Centro ocupa como patrimônio cultural de nossa cidade.
Quem participa
Integrado por cidadãos, entidades da sociedade civil, coletivos culturais, representantes do poder público e equipamentos culturais situados na região central de Fortaleza, o movimento tem promovido reuniões regulares desde maio de 2015, tendo realizado a primeira edição do projeto no dia 23 daquele mês.
Mais informações: Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Tel: 3101.6761
(85) 98699-6524 - Dalwton Moura
(85) 98824-0994 - Lucas Benedecti
(85) 99149-4987 - Paula Candice