telefone(85) 4009.6300

Adece institui Câmara Setorial Automotiva

12/11/2015 - 14h11

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, lançou, na tarde desta quarta-feira (11), a Câmara Setorial da Cadeia Automotiva  (CS Automotiva). O órgão consultivo nasce com a finalidade de propor, apoiar e acompanhar projetos e ações visando o desenvolvimento sustentável do setor automotivo do Ceará. Os representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) na Câmara são o presidente do Sindicato dos Fabricantes de Veículos Especiais do Ceará (Sifavec), Vanildo Lima Marcelo, e o diretor do SIMEC, Fernando Castro Alves.

"Tendo conhecimento da grandeza do setor em questão para a economia do Estado, que representa 5,7% do PIB nacional e emprega mais de 400 mil pessoas em todo o País, criamos a câmara. O setor automotivo exerce um importante papel no desenvolvimento do Estado do Ceará, por isso enxergamos a necessidade da criação da CS Automotiva. As câmaras setoriais têm um papel relevante, pois representam a possibilidade de diálogo direto entre o setor, governantes e órgãos", destacou Ferruccio.

No primeiro encontro, realizado no auditório da Adece, os presentes elegeram um trio de representantes para dar início às ações da câmara. Cristiano Antero Mendonça, representante do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Ceará (Sindivel), foi eleito o presidente. Como primeiro e segundo secretários foram escolhidos Fernando Pontes, da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), e Ranieri Palmeira Leitão, do Sistema Sincopeças/Assopeças.

"Acreditamos que a CS Automotiva dará muitos bons frutos. A criação dela representa um marco para o segmento automotivo. Não tínhamos acesso a inúmeros órgãos e essa união veio para somar. Teremos muito trabalho pela frente, mas vamos interagir e procurar a melhor maneira de resolver os gargalos e desafios propondo ações para o desenvolvimento do setor, que é tão importante para a economia do Estado", concluiu Cristiano.

A câmara foi inicialmente formada por 12 representantes das entidades privadas envolvidas com o setor, das organizações não governamentais e órgãos públicos e privados relacionados com a cadeia produtiva em pauta. São elas: Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece); Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC); Câmara Municipal de Fortaleza; Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-CE); Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará Sindivel (Sindivel-CE); Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma); Sistema Sincopeças-Ce/Assopeças-CE; e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Câmaras Setoriais

Um total de 24 câmaras estão em funcionamento atualmente no Ceará, sendo 22 Setoriais, com 10 voltadas para o setor do agronegócio, e 2 temáticas. No dia 20 de outubro a Adece instaurou a Câmara Temática de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros (CT Exporta Ceará), composta por 26 entidades.

  

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright