Centro Integrado SESI SENAI Sobral recebe Selo de Acessibilidade Padrão Ouro
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Sobral/CE, fez a entrega do Selo de Acessibilidade 2014, Padrão Ouro, ao Centro Integrado SESI SENAI Sobral no último dia 24 de setembro, às 19h, no Centro de Convenções de Sobral. O reconhecimento coloca o SESI e o SENAI Sobral como uma das organizações que está totalmente adequada para o atendimento as pessoas com deficiência. A gerente Claudia Patricia Muniz, representando a unidade, recebeu os certificados do SESI e SENAI das mãos do prefeito Clodoveu Arruda. Durante o evento, houve também apresentação de dança dos alunos da APAE e palestra do coaching Daian Siebra.
A unidade está de acordo com as normas da ABNT, e possui estacionamento para embarque e desembarque para pessoas com deficiência; rampa; elevador; sinalização ambiental para orientação das pessoas com deficiência; banheiro adaptado e atendimento prioritário a pessoas com deficiência.
Sobre a Lei Municipal nº 1070 – de 20 de junho de 2011, a lei cria o Selo de Acessibilidade e, em seu artigo 1º, estabelece que "pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, temporária ou permanente, têm limitada sua capacidade de relacionar-se com o meio, incluídos aí, os idosos, gestantes, obesos, pessoas com crianças de colo, além de vitimas de acidentes ou cirurgias". A Lei também define acessibilidade como a "possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliário e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida".