telefone(85) 4009.6300

Programa BNDES Soluções Tecnológicas é apresentado na FIEC

27/08/2015 - 16h08

Representantes de entidades como Funcap, Nutec, BNB, SENAI, IEL, Embrapa, universidades, além de empresas privadas, participaram, na manhã desta quinta-feira (27/8), na FIEC, da apresentação do programa BNDES Soluções Tecnológicas. O evento, promovido pelo Núcleo de Economia e Estratégia e pela Unidade de Fomento da FIEC, apresentou o programa, que é um produto financeiro que tem como objetivo apoiar o mercado de comercialização de soluções tecnológicas no país, concedendo financiamento à aquisição de soluções e auxiliando na consolidação de um canal de comunicação entre compradores e fornecedores.

De acordo com a economista Luciana Surliuga, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o "Soluções Tecnológicas" visa ampliar e facilitar o financiamento à transferência de tecnologia, uma vez que junta em um mesmo canal a oferta de inovação tecnológica e a demanda por parte do setor empresarial. Ela explicou que o programa vem sendo desenvolvido há três anos e, antes de apresentarem a solução, dialogaram com o país inteiro, de forma que chegaram aos principais motivos pelos quais as empresas têm dificuldade de inovar. São eles: limitações financeiras e gerenciais que impedem desenvolvimento próprio; mercado de transferência de tecnologia pouco desenvolvido; falta de instrumentos financeiros adequados à aquisição de tecnologia.

Luciana explicou que as soluções que podem ser financiadas pelo BNDES Soluções Tecnológicas são oferecidas por universidades, empresas de base tecnológica e outras instituições fornecedoras de tecnologia credenciadas ao BNDES e que empresas e instituições de todos os portes e setores da economia interessadas em adquirir soluções tecnológicas poderão solicitar o financiamento para contratar as soluções de seu interesse e incorporar, assim, novas tecnologias aos seus produtos e processos. Podem ser soluções para qualquer área do conhecimento. “O comprador da tecnologia é quem solicita o financiamento ao BNDES. A vantagem é que a relação entre o fornecedor de soluções tecnológicas e o banco não tem intermediários. Já o comprador pode fazer diretamente com o banco ou por meio dos agentes financeiros”, explica.

Os fornecedores interessados poderão credenciar e cadastrar suas soluções, dando maior visibilidade às suas tecnologias e aumentando as chances de futuros negócios.

Todas as informações necessárias e formulários estão disponíveis neste link http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/BNDES_Solucoes_Tecnologicas/index.html.  Além disso, os interessados poderão encaminhar suas dúvidas para o email: solucaotecnologica@bndes.gov.br .

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright