telefone(85) 4009.6300

Invista em educação empresarial do IEL/CE

03/08/2015 - 16h08

Gerenciamento de projetos, ferramentas práticas de gestão, grafologia e seis sigma yellow belt: essas são as grandes áreas abordadas nos cursos promovidos pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) para o mês de agosto. Agende-se! Para garantir sua vaga, entre em contato pelos telefones (85) 3421.6509, 3421.6536 e 3421.6520 ou vá à sede do IEL/CE, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) – Av. Barão de Studart, 1980 (Aldeota).

Veja os cursos oferecidos:


Controladoria Estratégica para Empresas

Objetivo: capacitar os profissionais nos conceitos básicos da controladoria e proporcionar a análise de ferramentas úteis ao processo decisório com o propósito de oferecer suporte às escolhas que geram valor para a empresa.

Facilitador: Airton Lima, economista e consultor em Administração e Finanças com pós-graduação em Finanças (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua em projetos de consultoria e assessoria empresarial nas áreas administrativa, financeira, planejamento estratégico, plano de negócio, planejamento financeiro, custos, gestão organizacional e gestão de pessoas com foco em remuneração. Desenvolve projetos em várias empresas, destacando: BNB Clube de Fortaleza, Lanlink Informática, Grupo Pão de Açucar, Cagece, Beach Park Hotéis e Turismo, Colégio 7 Setembro, Confederação das Unimeds Norte Nordeste, entre outras.

Período: 10 a 13 de agosto de 2015

Horário: 14h às 18h

Carga horária: 16 horas/aula

 

Grafologia na Prática - Turma II

Objetivo: fornecer aos participantes fundamentos teóricos, conceitos e orientações que possibilitem avaliar características de personalidade através da grafologia para utilização nos processos organizacionais.

Facilitadora: Adriana Bezerra das Chagas, formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, com MBA em Gestão de Pessoas e pós-graduada em Gestão de Sistemas da Qualidade. É professora de cursos universitários, técnicos e de cursos de formação nas áreas de RH. Experiência de 20 anos na área de Recursos Humanos.
Formada em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo ICI (Integrated Coaching Institute).

Período: 17 a 21 de agosto de 2015

Horário: 18h30 às 22h

Carga Horária: 20 horas/aula

 

Tempos e Métodos

Possibilitar a discussão e entendimento das técnicas para melhoria dos métodos e processos e da cronometragem dos tempos das operações fabris, por meio de um enfoque conceitual e prático, de tal forma a contribuir com o incremento da produtividade das organizações.

Facilitador: Sérgio Elias, graduado em Engenharia Mecânica (UFC) e Administração de Empresas (UECE), com especialização em Engenharia de Produção (UNIFOR), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção (UFSC). Coordenador e professor do curso de especialização em Engenharia de Produção na UFC e de outros cursos de pós-graduação em gestão. Consultor credenciando do SEBRAE para Ferramentas de Gestão Avançada e do Programa Benchmarking Industrial do IEL/SC. Consultor do IEL/FIEC. Já prestou serviços de consultoria e ministrou treinamentos para várias organizações. Possui dezenas de artigos científicos publicados.

Período: 17 a 25/08/2015

Horário: 18h30 às 22h

Carga Horária: 16 horas/aula

 

Como Tornar o Tempo um Aliado

Explicar os benefícios da administração do tempo. Para que os ouvintes possam descobrir os desperdiçadores de tempo próprios e as respectivas soluções. Assim como, administrar o conflito sobre demanda de tempo e melhorar a sua eficácia, estabelecendo, administrando e acompanhando suas metas.

Facilitador: Alberto Marques Filho, administrador, com mestrado em administração pela UFBA. Gestor de RH em corporações nacionais. Consultor de processos de gestão de pessoas. Formação em Coaching pelo ICI – International Coaching Institute. Professor de cursos de graduação e Pós graduação em Administração. Coordenador do curso de gestão de Recursos Humanos da Faculdade Lourenço Filho.

Período: 18  a 21/08/2015

Horário: 18h30 às 22h

Carga Horária: 16 horas/aula


Seis Sigma - Yellow Belt

Capacitar os profissionais nos princípios e melhores práticas de gerenciamento da qualidade em projetos e melhoria de processo baseado na metodologia Seis Sigmas.

Facilitador: Albert Schilling, mestre em Informática Aplicada, especialista em Gerência Estratégica da Informação e graduado em Informática, com 10 anos de experiência nas áreas de Interação Humano Computador e Engenharia de Software, com foco em Gestão de Projeto e Design de Interação. É professor de pós-graduação de renomadas instituições do Estado, ministrando disciplinas relacionadas a Engenharia de Software e Gestão de Projetos. Possui as certificações Certified Scrum Master (CSM), Certified Scrum Product Owner (CSPO), Six Sigma - Green Belt e Certificação Brasileira de Teste de Software (CBTS), assim como o credenciamento de Instrutor Oficial da ALATS (Associação Latino Americana de Teste de Software).

Período: 22 e 29/08/2015

Horário: 8h às 12h e 13 às 17:10h

Carga Horária: 16 horas/aula


Gerenciamento de Processos de Negócios/BPM: Teoria e Prática - Turma IX

Capacitar profissionais em conceito, técnicas e ferramentas de Gerenciamento de Processos de Negócio/BPM.

Facilitador: Lucas de Oliveira Barros, profissional certificado em Gerenciamento de Processos de Negócios (CBPP) pela ABPMP internacional. Atua nas áreas de gestão estratégica, de processos e de pessoas. Realizou estudos nas áreas de desenvolvimento organizacional com foco em análise, desenho e transformação de processos e gestão estratégica em organizações de grande porte. Responsável por projetos estratégicos de empresas do segmento de saúde e logística. Atua como consultor BPM, palestrante e professor para instituições públicas e privadas.

Período: 24/ a 31/08/2015

Horário: 18h30 às 22h

Carga Horária: 20 horas/aula

 

Ferramentas Práticas de Gestão para Diferenciar Seu Negócio

Objetivo: promover para o empresariado cearense, que busca se diferenciar no mercado, incluindo os empresários que estão começando um novo negócio, assim como gerentes, executivos e colaboradores empresariais o aprendizado  e a prática para a aplicação de ferramentas de gestão que fortalecem a competência competitiva, dentre elas: Modelo de crescimento de Greiner, a Matriz de Inovação, o Radar da Inovação, o Modelo Henderson e Venkatraman. Serão apresentados os cases de empresas reais que conseguem aplicar esses conceitos diariamente.

Facilitadora: Janete Freitas Costa, administradora e bióloga, com especialização em Produção Mais Limpa pelo CEBDS/PNUMA/SENAI-RS. Auditora aprovada pelo RABQSA/IRCA for Training of Quality Management Systems Auditors. É sócia-proprietária da Costa Consulting Treinamento e Soluções Empresariais e desenvolve serviços de auditoria, consultoria e treinamentos nas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde/Segurança e Responsabilidade Social em parcerias com as principais certificadoras e empresas do país.

Período: 24 a 28 de agosto de 2015

Horário: 18h30 às 22h

Carga horária: 20 horas/aula

 

Laboratório de Relações Humanas

Objetivo: proporcionar aos participantes o desenvolvimento e enriquecimento das habilidades de relacionamento interpessoal, como geradoras de crescimento pessoal e profissional, contribuindo assim, para uma melhor qualidade de vida.

Facilitador: Hilton Luiz Queiroz Martins, Graduado e licenciado em Psicologia (UFC); graduado em Administração de Empresas (UECE); pós-graduado em Gerência de Marketing (UECE). Formado na metodologia CEFE (Criando Empresas Formando Empreendedores). Atuou na área de Administração de Recursos Humanos de grandes empresas. Atualmente desenvolve trabalho como facilitador/consultor voltado para o desenvolvimento humano.

Período: 31 de agosto a 03 de setembro de 2015

Horário: 18h30 às 22h

Carga horária: 16 horas/aula

 

Gerenciamento de Projetos: Teoria e Prática - Turma XI

Fornecer aos participantes o conhecimento sobre o gerenciamento de processos de qualquer porte, utilizando as recomendações do PMI (Project Management Institute) com trabalhos práticos em equipes de projetos para iniciação, planejamento, monitoramento e controle, execução e encerramento de projetos.

Facilitador: Cássio Germano Gurgel Soares, graduado e mestre em Engenharia Elétrica, MBA em Gestão Empresarial e doutorando em Administração de Empresas na Universidade Nacional de Rosário - Argentina. Diretor da Portfolio GC, foi Presidente do Project Management Institute - Seo Cear (PMI-CE) de 2006 a 2009, certificado Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute. Consultor de gerenciamento de projetos, programas e portfólios em diversas organizações e docente/facilitador das mais renomadas instituições de ensino.

Período: 31 de agosto a 17 de setembro de 2015

Horário: 18h30 às 22h

Carga horária: 32 horas/aula

 

Clique aqui e veja o guia completo dos cursos do IEL/CE.

Mais informações e inscrições:
IEL/CE
Telefones: (85) 3421-6509 / 6520 / 6536
capacitacao-iel@sfiec.org.br​​

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright