telefone(85) 4009.6300

CIC comemora seus 95 anos de história na FIEC

12/06/2015 - 16h06

O Centro Industrial do Ceará (CIC) comemorou, nesta quinta-feira (11/06), seus 95 anos de história. A solenidade comemorativa aconteceu na Casa da Indústria, reunindo ex-presidentes, líderes empresais e classistas, além de autoridades.

No evento, foi lançado o livro “Centro Industrial do Ceará: 95 anos pelo desenvolvimento da indústria e do Estado do Ceará”, de autoria de Cláudio Ferreira Lima, secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico do Ceará. Também foram homenageados os 22 ex-presidentes da instituição. Um deles, o senador Tasso Jereissati (PSDB), foi o palestrante da noite. Confira aqui notícia sobre a palestra.

O presidente do CIC, José Dias Vasconcelos, fez uma retrospectiva da instituição, citando ações de seus ex-presidentes e suas contribuições. “95 anos não é para qualquer um, somente para os gigantes. Todos conhecem a força que o CIC tem, mas poucos conhecem a força do novo CIC, agora com 95 anos”, disse. Segundo José Dias, embora o país esteja atravessando um dos piores momentos de sua história, o CIC não esmorecerá na sua missão. “Tal qual um soldado valente cuja única arma diária é sua munição maior, temos o dever de acertar e seguir batalhando para cumprir o nosso propósito que é de nos posicionarmos e discutirmos os fatos relevantes que nos aflige para que possamos vencer essa guerra”, disse.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, ressaltou a obra sobre a história do CIC relatada no livro e a importância do Movimento Integra Brasil, que aconteceu na gestão da empresária Nicole Barbosa, atual secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado. Segundo Beto Studart, o movimento mobilizou o país para mostrar que o Nordeste não pode mais ser encarado como um problema. “Somos na verdade, um grande celeiro de soluções e oportunidades para consolidação de um desenvolvimento equilibrado para o Brasil.” Para ele, FIEC e CIC são instituições complementares. “Temos muito a comemorar na trajetória dessa entidade irmã e parceira no fortalecimento da indústria e prosperidade do Estado”, disse.

Já Cláudio Ferreira Lima, autor do livro, fez uma apresentação do conteúdo da publicação e destacou a importância da atuação do CIC nesses 95 anos. Para ele, o CIC sempre transcendeu o âmbito econômico-corporativo. “Durante todo esse processo, o CIC entendeu que a roda dentada da indústria é o centro dinâmico da economia. Mas para que aconteça o desenvolvimento, ela tem que estar ligada à outras engrenagens, econômicas, sociais, culturais, científicas tecnológicas, de inovação”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright