PEV Brasil, desenvolvida com participação do Observatório da Indústria Ceará, é lançada em Brasília
O Observatório Nacional da Indústria, ligado à Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, foi palco do lançamento oficial da Plataforma de Economia Verde Brasil (PEV Brasil). A iniciativa, desenvolvida no âmbito da Rede de Observatórios do Sistema Indústria, reúne dados, indicadores, estudos, documentos e cases relacionados à economia verde em um ambiente digital voltado a empresas, governos, pesquisadores e demais interessados no tema.
O lançamento ocorre em um momento em que mudanças nas exigências regulatórias, nos mercados e nos padrões de produção e consumo ampliam a importância de informações qualificadas para orientar decisões relacionadas à transição verde. A proposta é organizar conhecimentos hoje distribuídos em diferentes fontes e facilitar o acesso a dados e referências sobre temas como descarbonização, bioeconomia, economia circular, tecnologias verdes e uso eficiente de recursos.
Desenvolvida de forma colaborativa no âmbito da Rede de Observatórios, a PEV Brasil foi pilotada pelo Observatório da Indústria Ceará da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) com apoio do Observatório do Sistema FIEP, do Grupo de Estudos em Macroeconomia Ecológica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A iniciativa conta com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A apresentação da plataforma foi conduzida pela especialista em Foresight e coordenadora do projeto, Marília de Souza, que também representou o gerente do Observatório da Indústria Ceará e economista-chefe do Sistema FIEC, Guilherme Muchale. Antes da apresentação, ela leu uma mensagem enviada por ele, na qual destacou o caráter colaborativo da iniciativa.
“Essa entrega representa mais que o lançamento de uma plataforma. Ela evidencia a capacidade de articulação, produção de conhecimento e desenvolvimento de soluções que a Rede Nacional de Observatórios da Indústria vem construindo em diferentes regiões do Brasil”, destacou Muchale.
Segundo ele, a PEV Brasil se conecta ao trabalho desenvolvido pelo Sistema FIEC em frentes relacionadas à transformação digital e à transição verde da indústria, incluindo iniciativas de inteligência para o hidrogênio verde, a conexão entre novos investimentos sustentáveis e fornecedores locais e investimentos do SENAI Ceará em pesquisa, inovação e infraestrutura tecnológica nas áreas de descarbonização, economia circular e energias renováveis.
Para o gerente do Observatório da Indústria Ceará, a plataforma deve funcionar não apenas como uma ferramenta tecnológica, mas como um ambiente de conhecimento, colaboração e conexão. A expectativa é que a PEV Brasil incorpore novos dados, experiências e iniciativas e contribua para aproximar conhecimento, inovação e oportunidades para a indústria.
Conhecimento organizado para apoiar decisões
Ao apresentar a plataforma, Marília de Sousa destacou que a PEV Brasil surgiu da necessidade de aproximar informações já existentes de empresas, pesquisadores, gestores públicos e outros atores envolvidos com a transição para uma economia verde. “O conhecimento sobre economia verde já existe, mas está disperso e fragmentado, o que dificulta seu acesso por aqueles que precisam dessas informações para tomar decisões”, explicou.
De acordo com a especialista, a dispersão de dados em diferentes bases e instituições, a dificuldade de comparação entre indicadores e a distância entre conhecimento científico e aplicação prática estão entre os desafios que motivaram o desenvolvimento da plataforma. Outro objetivo é ampliar a visibilidade de iniciativas já existentes e oferecer recursos que ajudem a compreender possíveis trajetórias de transformação da economia.
A PEV Brasil reúne 78 indicadores e mais de 450 variáveis de análise com foco em economia verde, além de um repositório de documentos, estudos e artigos científicos organizados em diferentes dimensões. O conteúdo permite consultar informações sobre temas como recursos naturais, biodiversidade, emissões e poluição, energia, saneamento, conectividade, inovação e tecnologia.
Produção científica
A plataforma também reúne trabalhos produzidos a partir do I Concurso de Artigos Científicos, iniciativa que estimulou a produção acadêmica sobre economia verde por pesquisadores brasileiros. Entre os três artigos vencedores está o trabalho “Marketing Regenerativo como Framework Emergente na Economia Verde: um estudo de caso da Plataforma de Hidrogênio Verde”, desenvolvido por Ingrid Almeida Andrade, do time de Comunicação do Observatório da Indústria Ceará.
O estudo analisa a Plataforma de Hidrogênio Verde sob a perspectiva do marketing regenerativo, abordagem que amplia o foco da sustentabilidade para considerar também a transformação de mercados e ecossistemas. No caso analisado, o trabalho aborda o papel da plataforma na organização de informações, na conexão entre diferentes atores e no apoio à tomada de decisão e ao desenvolvimento do mercado de hidrogênio verde. Os três artigos premiados serão publicados na íntegra na PEV Brasil e ficarão disponíveis para consulta pública, ampliando o acervo de conteúdo científico da plataforma.
A PEV Brasil também traz cases de empresas e organizações que desenvolvem soluções relacionadas à economia verde. A proposta é dar visibilidade a experiências concretas e facilitar o intercâmbio de informações sobre tecnologias, estratégias e modelos de negócios. Entre os exemplos disponíveis estão iniciativas de bioeconomia, logística reversa, economia circular, materiais sustentáveis e soluções voltadas à descarbonização.
“Teremos um ambiente para que empresas apresentem seus próprios cases de economia verde. Esse espaço funciona como um ponto de encontro onde organizações podem compartilhar experiências, conhecer soluções adotadas por outras empresas e encontrar tecnologias ou estratégias que ajudem a resolver desafios semelhantes”, destacou Marília.
Outro recurso em desenvolvimento é o módulo de simulações e modelagens, concebido para permitir a projeção de cenários e a avaliação de impactos de diferentes estratégias relacionadas à economia verde. A ferramenta deverá ampliar a capacidade de utilizar os dados disponíveis para compreender possíveis trajetórias e apoiar decisões.
Entre os exemplos de iniciativas reais estão cases do Observatório da Indústria Ceará e do Sistema FIEC que apresentam informações, dados e experiências voltadas ao desenvolvimento de soluções e oportunidades relacionadas à transição para uma economia mais sustentável. Alguns dos projetos são a Plataforma do Hidrogênio Verde do Ceará, o Ceará: Mar de Oportunidades e o Atlas Eólico e Solar do Ceará.
Além de consultar os conteúdos disponíveis, empresas de todo o Brasil podem cadastrar iniciativas e cases relacionados à economia verde na própria plataforma. A proposta é ampliar o acervo de experiências e conectar organizações que estejam desenvolvendo soluções ou enfrentando desafios semelhantes.
Para conhecer a PEV Brasil e conferir suas funcionalidades, acesse aqui a plataforma.
.jpg)

.jpg)
(85) 4009.6300