telefone(85) 4009.6300

Museu da Indústria abre programação de 12 anos com debates sobre o futuro das profissões

11/09/2026 - 14h09

As transformações do mundo do trabalho, o impacto das novas tecnologias nas profissões e a relação entre carreira, planejamento e vida financeira estiveram no centro dos debates realizados nesta sexta-feira (11/09), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Os encontros com Carlos Piazza e Nath Finanças marcaram a abertura da programação especial em alusão aos 12 anos do Museu da Indústria, equipamento cultural do SESI Ceará. O evento teve início com uma apresentação do Coral da FIEC.

Ao longo da manhã, o público acompanhou os talk shows com o futurista, consultor e palestrante Carlos Piazza e com a administradora, educadora financeira, empresária e escritora Nath Finanças. A programação reuniu diferentes perspectivas sobre as mudanças que já estão acontecendo no mundo do trabalho e sobre como profissionais, estudantes e empresas podem se preparar para essas transformações.

Para Chico Esteves, diretor administrativo da FIEC, a programação reforça a importância de manter espaços que aproximem a sociedade das mudanças vividas pela indústria e pelo mercado de trabalho. “Celebrar os 12 anos do Museu da Indústria discutindo o futuro das profissões é uma escolha muito coerente com a trajetória desse equipamento do SESI Ceará. Para o Sistema FIEC, falar sobre o futuro do trabalho é também falar sobre qualificação dos jovens e trabalhadores e sobre uma indústria cada vez mais competitiva, sustentável e inovadora. Esse é um compromisso permanente da gestão do presidente Ricardo Cavalcante”, afirmou.

O gestor do Museu da Indústria, Luis Carlos Sabadia, ressaltou que celebrar o aniversário discutindo o futuro dialoga com a própria trajetória construída pelo equipamento ao longo dos últimos 12 anos. “Um museu é muito mais do que um lugar de guarda de objetos e histórias. Ele nos ajuda a compreender de onde viemos, quem somos e, principalmente, a imaginar coletivamente quem podemos ser. Por isso é tão simbólico celebrar os 12 anos do Museu da Indústria falando de futuro, educação e mundo do trabalho, temas que estão na essência da atuação do SESI”, disse Sabadia.

Tecnologia, pessoas e o futuro do trabalho
No primeiro talk show, Carlos Piazza conduziu uma reflexão sobre as mudanças que já estão redesenhando profissões, empresas e relações de trabalho. Transformação digital, inovação, capacidade de adaptação e desenvolvimento de novas competências estiveram entre os assuntos abordados.

A discussão mostrou que pensar o futuro profissional vai além de tentar prever quais ocupações surgirão ou desaparecerão. O avanço tecnológico também exige compreender quais habilidades ganham relevância e como pessoas e organizações podem se preparar para cenários de mudanças cada vez mais rápidas.

“Falar com os jovens sobre o futuro é muito importante porque são eles que vão construir os próximos caminhos. E o SESI tem um papel fundamental nesse processo ao mostrar que esse futuro não é feito apenas de tecnologia: cultura, arte e economia criativa também geram oportunidades, profissões e riqueza. Onde há pessoas, há inovação, e precisamos ampliar esse olhar sobre o mundo do trabalho”, destacou Carlos Piazza.

A abordagem dialoga diretamente com a exposição nacional “O Futuro das Profissões”, do SESI Lab, atualmente em cartaz no Museu da Indústria. Por meio de experiências interativas, a mostra convida o visitante a refletir sobre o passado e o presente das ocupações e sobre as possibilidades para o futuro do trabalho.

Entre os dois talk shows, o público também acompanhou a esquete teatral “Treinamento Analógico”, produção exclusiva para a programação comemorativa dos 12 anos do Museu. A apresentação foi encenada pela Trupe ‘Caba de Chegar’, com texto de Cupertino Freitas e direção de Ana Marlene, ampliando as reflexões sobre as relações entre pessoas, trabalho e transformações tecnológicas por meio da linguagem artística.

Em seguida, Nath Finanças trouxe uma perspectiva complementar ao debate: a importância da educação financeira na construção de projetos pessoais e profissionais. Conhecida por abordar o tema de forma acessível e conectada à realidade cotidiana, ela falou sobre organização financeira, renda, planejamento e autonomia.

A conversa mostrou que decisões relacionadas à carreira, como buscar uma nova formação, mudar de profissão, empreender ou iniciar um novo projeto, também passam pela maneira como cada pessoa compreende e organiza a própria vida financeira.

“É uma honra estar novamente em Fortaleza e participar dessa celebração dos 12 anos do Museu da Indústria, falando sobre o futuro das profissões e trazendo a educação financeira como uma ferramenta para construir a vida para além do trabalho. Fiquei muito feliz com as perguntas dos alunos e com o quanto eles estão atualizados. Isso mostra que precisamos acreditar nos nossos jovens, porque o futuro das profissões também passa por eles. Agradeço ao SESI Ceará pelo convite e pela oportunidade de trazer esse conteúdo para esse público”, declarou Nath Finanças.

12 anos entre memória e futuro
O Museu da Indústria completou 12 anos no último dia 10 de setembro. Inaugurado em 2014, o equipamento funciona em um prédio histórico e tombado no Centro de Fortaleza e preserva memórias relacionadas a diferentes períodos da industrialização cearense.

Em seus mais de 2 mil metros quadrados, o Museu já recebeu exposições sobre temas como História da Industrialização do Ceará, Carnaúba, Eletricidade, Café e Design, além de desenvolver atividades educativas, cursos, oficinas, apresentações culturais e ações voltadas a estudantes, trabalhadores da indústria, famílias e demais públicos.

Ao longo dessa trajetória, o equipamento também ampliou o diálogo com temas contemporâneos, como inovação, sustentabilidade, tecnologia, economia criativa e transformações no mundo do trabalho. A exposição “O Futuro das Profissões”, que chegou ao Ceará pela primeira vez neste ano, reforça essa conexão entre a preservação da memória e as discussões sobre os caminhos que estão sendo construídos para o futuro.

A programação em alusão aos 12 anos continua nos dias 12 e 13 de setembro, com atividades no Museu da Indústria e no Passeio Público, reunindo mesas de debate, apresentações artísticas e ações de educação, tecnologia e saúde.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright