telefone(85) 4009.6300

Economista-chefe da FIEC, Guilherme Muchale, é homenageado em sessão solene pelo Dia do Economista na ALECE

11/08/2026 - 20h08

O economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e gerente do Observatório da Indústria Ceará, Guilherme Muchale, foi homenageado nesta terça-feira (11/08), durante sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) em celebração ao Dia do Economista. A solenidade foi uma iniciativa do Conselho Regional de Economia da 8ª Região (CORECON-CE), a partir de solicitação dos deputados estaduais Sérgio Aguiar e Bruno Pedrosa.

O reconhecimento destaca a trajetória profissional de Muchale e sua contribuição para o desenvolvimento econômico do Ceará, especialmente por meio da produção e aplicação de conhecimento estratégico para a indústria. O assessor econômico da FIEC e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Lauro Chaves Neto, também prestigiou a cerimônia.

Para Guilherme Muchale, a profissão contribui para compreender os desafios relacionados à utilização de recursos e transformar esse conhecimento em estratégias capazes de impulsionar o desenvolvimento. "A função do economista é muito importante para a missão que a FIEC tem, que é ampliar a competitividade da nossa indústria e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Ceará. É um trabalho que envolve a construção de estratégias, um olhar pragmático sobre os desafios e a busca por soluções que favoreçam o desenvolvimento", afirmou.

Observatório aproxima conhecimento e decisão

A atuação do Observatório da Indústria Ceará foi outro ponto destacado pelo economista. A unidade reúne dados, estudos, metodologias e análises voltadas à compreensão dos desafios e das oportunidades do Estado, apoiando estratégias do Sistema FIEC, decisões empresariais e políticas públicas.

Na avaliação de Muchale, a atuação do equipamento também reflete uma transformação no próprio exercício da Economia. "Buscamos colaborar com outras áreas e construir uma base de conhecimento, dados, técnicas e métodos que permita elaborar diagnósticos com mais velocidade, pensar soluções inovadoras para o Ceará e o Brasil e contribuir para a melhoria do ambiente de negócios", explicou.

O gerente do Observatório ressaltou ainda que a produção de inteligência econômica deve estar conectada a resultados concretos para empresas e para a sociedade. "A atuação do Observatório busca potencializar o trabalho do SESI, do SENAI e da FIEC, além de auxiliar na formulação de políticas públicas e na tomada de decisões empresariais. O objetivo é contribuir para que as empresas cearenses estejam sempre um passo à frente, ampliando sua competitividade e gerando emprego e desenvolvimento sustentável", destacou.

Reconhecimento à produção de conhecimento

O presidente do CORECON-CE, José Wandemberg Rodrigues Almeida, destacou em seu discurso a contribuição dos profissionais reconhecidos para a sociedade cearense.

"Vocês são homenageados porque merecem cada homenagem que está acontecendo aqui, pelo grande trabalho que estão desenvolvendo para nossa sociedade. Contem com o Conselho de Economia e com os economistas para que possamos fazer cada vez mais um Estado forte, com direção e alinhamento, e um país fortalecido por grandes atores", afirmou.

Também integraram a mesa diretora da sessão o conselheiro federal Vicente Ferrer Augusto Gonçalves; o prefeito de Ocara, Leonildo Peixoto Farias; a professora Soraia Araújo Madeira; a jornalista Karla Moura; e o empresário e educador Tales de Sá Cavalcante.

Homenagem reúne profissionais de diferentes setores

Além de Guilherme Muchale, a sessão solene reconheceu profissionais ligados à Economia, ao setor produtivo, à gestão pública, à educação e à comunicação. Entre os homenageados estiveram Renato Coelho Aguiar, presidente do IBEF Ceará; Leonildo Peixoto Farias, prefeito de Ocara; Oscar Rodrigues, prefeito de Sobral; Crisley Christine Pereira Cavalcante, jornalista do O Estado; Manuel Novais Neto, empresário da Rede Super do Povo; Daniel Alexandre Braga, empresário da Fundação Cultural Nipônica Brasileira; José Cid Sousa Alves do Nascimento, presidente da FACIC, representado pelo vice-presidente Marcelo Holanda Maranhão; José Amílcar Silveira, presidente da FAEC; Lavínia de Oliveira Alves e Carlos Gabriel de Sousa Gomes, estudantes de Economia do Cariri e Iguatu, respectivamente; Tasso Rossyne Silva Moreira, Roberto de Paula Aguiar e Felipe Albuquerque Sobral e Silva, da Unifor; Soraia Araújo Madeira, da URCA; além dos secretários de Desenvolvimento Econômico de Sobral, Itapipoca, Quixeramobim, Ocara e Jaguaribe, Messias Aguiar Alcantara, Ellison Oliveira Madeira, Afrânio Feitosa Carvalho Gomes, José Nazareno Oliveira Bezerra e Elivan Peixoto de Queiroz. Também foram homenageados jornalistas e profissionais da comunicação Karla Cláudia Moura, Karolina Maia de Sousa, Diego Lage Bezerra, Luciano Rodrigues da Silva, Jéssica Talita Costa dos Santos e Renato Pinheiro de Abreu.

Data celebra profissionais da Economia

O Dia do Economista é celebrado anualmente em 13 de agosto. A data marca a sanção da Lei nº 1.411, de 13 de agosto de 1951, pelo então presidente Getúlio Vargas, legislação que regulamentou a profissão de economista no Brasil.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright