1º Vice-presidente FIEC recebe Título de Cidadão Piauiense concedido pela Assembleia Legislativa do Piauí
O 1º Vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, foi homenageado com o Título de Cidadania Piauiense, entregue pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI) em solenidade nesta sexta-feira (27/02). Conduzida pelo Presidente da ALEPI, Deputado Severo Eulálio, e pelo Deputado Dr. Hélio Oliveira, autor do requerimento que concedeu a honraria, a sessão também contou com a presença do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, do Ex-presidente da FIEC, Fernando Cirino Gurgel, de autoridades, empresários, além de familiares do agraciado e colaboradores.
Também participaram da mesa da sessão solene o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), José Filho; o Diretor Presidente da Itaueira, Antônio Marques Ribeiro do Prado; o Diretor de Assuntos Econômicos da FIEPI, Antônio de Almeida Freitas; o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Piauí, Filemon Paranaguá; a Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Invest Piauí, Laura Aquino; e o Conselheiro Seccional da OAB Piauí, Gabriel de Andrade Pierote.
A homenagem atende à solicitação de Hélio Oliveira, que cita a atuação de Carlos Prado como empresário, à frente de indústrias como a Itaueira Agropecuária, a qual possui duas unidades no Piauí. Nos municípios de Canto do Buriti e Pajeú do Piauí, a empresa “promove o desenvolvimento agrícola sustentável em áreas antes marcadas pela escassez e improdutividade”, como destaca a proposição.
Também foi ressaltada a trajetória institucional do 1º Vice-Presidente da FIEC, que também ocupou os cargos de Presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Fundador da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (ABRAFRUTAS); Coordenador do Movimento Integra Brasil – O Nordeste no Brasil e no Mundo, entre outros.
Em discurso na solenidade, Carlos Prado expressou gratidão à ALEPI pela honraria e falou sobre sua relação com o estado do Piauí, a partir da fundação da Itaueira Agropecuária na década de 1980. Prado relembrou os primeiros anos de atividade da empresa e os desafios impostos pelo clima semiárido. Segundo ele, somente com a superação de questões como a escassez de água, foi possível estabelecer uma produção bem-sucedida de frutas na região, que, hoje, emprega e alimenta milhares de pessoas.
“Quando a Itaueira foi fundada, o Piauí não apresentava grandes perspectivas de desenvolvimento. O problema da água para a produção de caju foi solucionado cavando poços de mil metros de profundidade. Quarenta e cinco anos depois, vemos em Canto do Buriti a produção de soja usando água de poço para irrigação de salvação”, afirmou o 1º Vice-presidente da FIEC. “O desenvolvimento no Piauí é grande e será extraordinário o que vai acontecer nesse estado nos próximos anos. Tudo isso torna mais valiosa a honraria que ora recebo como cidadão honorário do Piauí. Meus 85 anos de vida me permitiram ver toda essa evolução, que torna essa terra abençoada com progressos que virão de forma contínua e constante”, acrescentou.

O homenageado também recebeu palavras de felicitação de Ricardo Cavalcante, que enalteceu a capacidade empresarial de Carlos Prado, assim como o equilíbrio e a responsabilidade que exerce na diretoria da FIEC.
“Hoje o Piauí não reconhece apenas um empreendedor bem-sucedido. Reconhece um homem que integrou seu destino ao destino desta terra e que ajudou a transformar o semiárido em um celeiro de oportunidades. Sua história não é apenas uma sucessão de empreendimentos bem-sucedidos. É uma sucessão de decisões tomadas com coragem, fé e responsabilidade”, completou.
Hélio Oliveira afirmou que a proposição do título de cidadania piauiense a Carlos Prado foi acatada de forma unânime pela ALEPI e que o reconhecimento é resultado da relevante contribuição do industrial para o desenvolvimento socioeconômico local.
“Hoje, temos grandes personalidades nessa mesa, mas, de forma especial, temos dois ex- governadores do Estado, o que mostra o reconhecimento e o carinho que o Piauí tem com vossa senhoria. Me deixa orgulhoso a iniciativa de ter apresentado a proposição. Tenho tido critério rigoroso em apresentar esse tipo de proposta, porque para que o homenageado se sinta efetivamente homenageado, é preciso ter uma identidade com o estado, a cidade e o povo, e o senhor reúne isso”, frisou.
Em nome da FIEPI, o Presidente José Filho citou não apenas a visão empreendedora de Carlos Prado, mas seu compromisso com o aspecto social. “Chegar no Canto do Buriti, empregar e dar comida para todas aquelas pessoas que moram ali não é brincadeira. São pais e mães de família que, se não fosse a empresa de vocês, estariam passando fome. Vocês estão dando oportunidade a essas pessoas de terem uma vida digna. Quero não só lhe dar parabéns, mas dar parabéns aos piauienses de estarem ganhando você como irmão nosso”.

.jpeg)










.jpeg)
(85) 4009.6300