telefone(85) 4009.6300

Etapa associativa do Moda Avante avança no interior e mobiliza empresas de Barreira e Acarape

06/02/2026 - 14h02

Depois de passar por Ocara e Aracoiaba, a etapa associativa do projeto Moda Avante – Vertical Tração chegou, nesta semana, aos municípios de Barreira e Acarape, dando continuidade ao movimento de sensibilização e mobilização de empresários para a formação de um aglomerado produtivo dentro do chamado Cinturão do Jeans. Foram realizados dois encontros, um em cada município, reunindo confeccionistas locais, representantes do poder público municipal e integrantes das instituições executoras do projeto, reforçando a estratégia de fortalecimento coletivo e articulação territorial. O Moda Avante é uma parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), juntamente com os sindicatos industriais da moda, Sindroupas e Sindconfecções.

Em Barreira, o encontro contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, Antonio Raimundo Nogueira, além de empresários do setor, liderados por Adail Lima, da Império Confecções Jeans. Já em Acarape, a reunião foi realizada na empresa Jana Jour, com a presença da liderança da empresa anfitriã, entre outros confeccionistas, e do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Francisco Adilson Cavalcante Barroso.

As agendas nos dois municípios tiveram a presença do especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, do gerente da unidade do SENAI Ceará na Parangaba, Enzo Risi, da curadora técnica do Moda Avante, Sara Ruth, além do consultor de associativismo Levi Varela. O grupo apresentou os objetivos da etapa associativa e conduziu o diálogo com os empresários sobre a importância da atuação conjunta como caminho para ampliar competitividade e acesso ao mercado.

De acordo com o especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, a etapa associativa segue um fluxo estruturado para garantir o fortalecimento coletivo dos empresários. “Os grupos estão sendo formados por município e, a partir dessa organização local, passam a receber consultorias que os ajudem a atuar de forma conjunta em seus negócios, com foco no associativismo. Esse processo é complementado por capacitações, que apresentam os elementos técnicos necessários para a atuação coletiva. Ao final dessa fase, os participantes integrarão dois encontros regionais, quando reuniremos as quatro cidades em uma mesma mesa e com uma pauta comum de trabalho, marcando simbolicamente a entrega e consolidação do aglomerado produtivo”, explica.

Para a agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Barreira, Elvira Vasconcelos, a reunião foi fundamental para compreender a real finalidade do programa, que é criar oportunidades de desenvolvimento para o Maciço de Baturité. Segundo ela, a iniciativa deve fortalecer a economia regional ao incentivar a produção local de confecções, gerar emprego e ampliar a renda das famílias, além de contribuir diretamente para o crescimento de pequenos negócios, como costureiras, pequenas confecções, ateliês e empreendedores da moda.

Elvira destaca ainda que, ao promover capacitações, melhoria da qualidade dos produtos e maior organização do setor, o programa estimula a formalização, o acesso a novos mercados e a construção de uma rede produtiva integrada, criando condições para que a região se torne mais competitiva e reconhecida como polo de referência. “O Cinturão do Jeans é um caminho de fortalecimento econômico e social, que valoriza talentos locais e impulsiona o desenvolvimento sustentável do Maciço de Baturité”, frisou.

Já o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Acarape, Francisco Adilson Cavalcante Barroso, considera que o projeto é uma iniciativa relevante e com grande potencial de êxito. “Se todas as partes estiverem unidas, há uma grande probabilidade de dar certo, mas é fundamental que cada um assuma sua responsabilidade dentro do processo”, destaca. Para o secretário, a iniciativa representa uma oportunidade concreta de transformação. “É mais uma ferramenta para mudar a situação do município e da região, gerando mais empregos e oportunidades. A ideia é que as empresas tenham sucesso, mas que esse êxito também se reflita nos colaboradores, em uma via de mão dupla, onde todos saiam ganhando”, conclui.

A próxima atividade já acontece na próxima semana, quando o time do IEL Ceará retorna aos quatro municípios para aplicar uma ferramenta de aceleração associativa, metodologia construída a partir de referenciais teóricos locais, estudos de casos nacionais e da expertise do Instituto junto aos sindicatos industriais patronais. O foco é o fortalecimento do associativismo, a estruturação de coletivos empresariais e a criação de bases para o avanço do setor rumo ao acesso estruturado a mercados.

Saiba mais

A nova fase do Moda Avante – Vertical Tração, executada por meio do convênio firmado entre o IEL Ceará e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), tem como objetivo tracionar as empresas participantes do projeto, impulsionando a conquista de novos clientes e a expansão da base de atuação desses empreendimentos. Com vigência até novembro de 2026, o convênio prevê a execução de sete etapas integradas, que envolvem desde o fortalecimento associativo e a formação em inovação e transformação digital até ações de promoção comercial, rodadas de negócios, missões empresariais e a consolidação do aglomerado produtivo do Cinturão do Jeans.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright