Moda Avante inicia nova etapa para fortalecimento do setor de confecção no interior do Ceará
Começaram a ser executadas na última quinta-feira (28/01) novas ações do projeto Moda Avante, uma parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), juntamente com os sindicatos industriais da moda, Sindroupas e Sindconfecções. As ações fazem parte da primeira etapa do plano de trabalho de um novo convênio entre IEL Ceará e Adece, que tem como objetivo tracionar as empresas participantes do projeto, impulsionando a conquista de novos clientes e a expansão da base de atuação desses empreendimentos. O plano de trabalho prevê a participação das empresas em feiras e eventos setoriais, rodadas de negócios, desfiles e missões empresariais, integrando esses negócios ao ecossistema de inovação e ao setor produtivo local para fortalecer a imagem do Ceará como polo de moda autoral, inovadora e de alto valor agregado.
Esta fase inicial do novo convênio corresponde à etapa associativa do Moda Avante – Vertical Tração, que prevê a formação e o fortalecimento de coletivos empresariais, promovendo a articulação entre empresas, instituições e lideranças locais. A proposta é criar bases sólidas de cooperação para estruturar o chamado “aglomerado produtivo” do Cinturão do Jeans.
As reuniões iniciais ocorreram em Ocara e Aracoiaba e contaram com a participação de empresários do setor de confecção, representantes do poder público municipal (secretário de Desenvolvimento Econômico de Ocara, Nazzareno Amaro Bezerra), e integrantes das instituições executoras do projeto (o especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, o gerente da unidade do SENAI Ceará na Parangaba, Enzo Risi, e a curadora técnica do Moda Avante, Sara Ruth), além do consultor de associativismo Levi Varela.
Entre os principais encaminhamentos definidos nas reuniões, estão, em Ocara, o fortalecimento das ações de qualificação da mão de obra local e o empoderamento do segmento da moda como vetor de desenvolvimento econômico. Em Aracoiaba, o foco está no aprofundamento da construção de uma central de negócios para os confeccionistas, além da implementação de estratégias voltadas ao acesso ao mercado e à ampliação da competitividade das empresas locais.
Segundo o especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, todas as ações dessa nova fase convergem para um objetivo central do convênio. “Inicialmente, o trabalho está voltado ao fortalecimento dos coletivos em cada cidade e, consequentemente, à geração de evidências que permitam o reconhecimento do Cinturão do Jeans como um Arranjo Produtivo Local. O foco maior do convênio é a tração, ou seja, o acesso a mercados de forma estruturada e coletiva”, destaca.
Com vigência até novembro de 2026, o convênio entre IEL Ceará e Adece prevê a execução de sete etapas integradas, que envolvem desde o fortalecimento associativo e a formação em inovação e transformação digital até ações de promoção comercial, rodadas de negócios, missões empresariais e a consolidação do aglomerado produtivo do Cinturão do Jeans. O investimento total é de R$ 1,76 milhão, reforçando o compromisso das instituições com o desenvolvimento da moda cearense e a interiorização de políticas de inovação e competitividade.


.jpeg)
(85) 4009.6300