2ª edição do Fórum SESI Ceará de Saúde 2026 debate saúde mental, riscos psicossociais e alta performance no ambiente corporativo
O equilíbrio entre bem-estar e produtividade foi o tema central da segunda edição do Fórum SESI Ceará de Saúde 2026, realizado nesta quarta-feira (28/01), na Casa da Indústria. Neste ano, o seminário teve como tema “Estratégias que Conectam Pessoas e Propósitos para a Alta Performance”, reunindo especialistas e profissionais da área para debater práticas inovadoras de promoção da saúde no ambiente corporativo, incluindo diálogos sobre saúde mental, gestão de riscos psicossociais nas empresas e autocuidado.
Na abertura da programação de palestras e painéis, Veridiana Sales, Gerente de Segurança e Saúde para a Indústria do SESI Ceará, destacou que, a cada ano, o seminário consolida-se como espaço de troca de conhecimentos e experiências positivas com foco no bem-estar físico e mental dos colaboradores da indústria.
“É muito importante ter momentos de compartilhamento e sinergia de expertises para que possamos melhorar os nossos indicadores de saúde. Sabemos o quanto essa temática é desafiadora, principalmente quando tratamos do ponto de vista da saúde mental, em que há um alto nível de complexidade. Então, é necessário ter uma atuação interdisciplinar e multiprofissional para que, de fato, a gente consiga colaborar de forma efetiva para a melhoria desses indicadores tanto em nível estadual como em nível nacional”, pontuou Veridiana.
Por mensagem de vídeo, o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, ressaltou que as instituições precisam olhar e tratar os trabalhadores para garantir ambientes corporativos saudáveis. “Costumo dizer que, por trás de cada CNPJ, tem um CPF, e esse CPF precisa sempre de um olhar das instituições para que as pessoas possam desempenhar suas funções de maneira leve, assertiva. Agradeço ao Presidente da FIEC por dar às instituições parceiras e aos nossos colaboradores a oportunidade de disseminar conteúdos importantes para ajudar a indústria e população”.
Nova norma regulamentadora
As mudanças na NR-1, norma regulamentadora da saúde e segurança do trabalho no Brasil, nortearam a palestra magna do evento, conduzida pelo médico especialista em Medicina do Trabalho e advogado Marcos Mendanha. A partir de maio deste ano, as empresas serão obrigadas a mapear e incluir riscos psicossociais em seus programas de gerenciamento de riscos.
Autor do livro “O que ninguém te contou sobre o burnout” , Mendanha elencou alguns dos principais fatores de risco para a saúde mental dos trabalhadores, como sobrecarga, falta de autonomia, conflito de valores e recompensa insuficiente, alertando líderes e profissionais de Recursos Humanos sobre a necessidade de identificar situações do tipo, independentemente das novas exigências da NR-1.
“Muitas empresas estão olhando para isso cada vez mais, por duas razões. Primeiro, porque a NR1 está chegando, então agora é mandatório, não tem conversa. E segundo, porque muitos líderes começaram a fazer conta e perceberam que investir na saúde, bem-estar dos trabalhadores gera economia, porque reduz o absenteísmo. As pessoas faltam menos, produzem mais, tem menos ‘turnover’ e elas se engajam mais naquele trabalho”, ressalta Mendanha.
Conforme explica Veridiana Sales, as empresas precisarão se adequar às mudanças na norma reguladora, e o SESI tem atuado no desenvolvimento de metodologias com base científica que permitirão o rastreamento assertivo de riscos psicossociais nos ambientes de trabalho.
“Dando continuidade a essa jornada, o SESI firmou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, com a vigência de dois anos, para a colaboração em uma pesquisa nacional voltada à construção de programas de saúde mental. Para isso, realizamos investimentos robustos em capacitações com certificações de padrão internacional para o nosso corpo técnico de psicólogo. Todas essas ações reafirmam o compromisso do SESI Ceará com a saúde do trabalhador”, disse Veridiana.
A programação do evento pela manhã também contou com o painel “Riscos psicossociais na prática: como mapear e como o SESI pode apoiar”, com a participação do Chefe de Fiscalização do Trabalho do Ceará, Luiz Alves de Freitas Lima; da Especialista Técnica em Promoção da Saúde do SESI Ceará, Patrícia Passos; e do Engenheiro Coordenador de Segurança e Saúde do SESI Ceará, Bertran Rodrigues.
Outros destaques foram a apresentação do Coral da FIEC e as intervenção teatrais “Alimentação consciente” e "Movimento consciente: um momento de autocuidado", realizadas pelos colaboradores do Sistema FIEC Rodolfo de Almeida e Richell Martins, com apoio dos nutricionistas Wesley Alves e Amanda Gaspar, e de Giovanni Nunes, respectivamente.
Pela tarde, o público pode acompanhar as palestras "Desbloqueando o potencial humano na era da IA", com Marcelo Minutti, e "A nova resiliência: transformando suor e lágrimas em crescimento", com Henrique Bueno.








.jpg)



(85) 4009.6300