Atuação do IEL Ceará resulta no desenvolvimento de solução tecnológica sob medida para o Sindpan
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) tem atuado como um elo estratégico entre as demandas do setor produtivo e soluções inovadoras desenvolvidas por startups, universidades e talentos locais, promovendo a transformação digital e a competitividade das indústrias cearenses. Esse trabalho de conexão tem resultado em iniciativas práticas que resolvem gargalos reais do mercado, a exemplo de uma plataforma tecnológica criada especificamente para uma necessidade do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindpan).
A demanda partiu do próprio Sindpan, que buscou o IEL Ceará diante de desafios enfrentados na realização dos sorteios das campanhas “São João de Prêmios é na Padaria” e “Natal de prêmios é na Padaria”, realizadas anualmente pelo sindicato. As campanhas são consideradas estratégicas para o setor, pois estimulam o consumo nas padarias associadas e fortalecem o relacionamento com os clientes. Até então, todo o processo era feito de forma manual, com cupons em papel e a tradicional urna, o que gerava a possibilidade de falta de engajamento por parte dos clientes.
A partir desse desafio, o Hub de Inovação do IEL Ceará identificou a startup NeoCode, especializada em desenvolvimento de software sob demanda, como a parceira ideal para atender ao Sindpan. Após reuniões de entendimentos e encaminhamentos entre os parceiros, sob a articulação do Hub, o resultado foi a digitalização do sorteio, substituindo o papel e a urna por uma plataforma tecnológica que automatiza o processo, amplia a transparência e garante mais segurança. “Inicialmente, a ideia era criar um sistema por whatsapp, em que bastasse o cliente enviar uma foto da nota fiscal de sua compra. Esses imagens alimentariam uma plataforma que, posteriormente, realizaria o sorteio. A priori, a plataforma era apenas isso”, explica o CEO da NeoCode, Ilan Negreiros.
A plataforma já foi utilizada na última campanha de 2025 e, para o presidente do Sindpan, Alex Martins, trouxe diversos avanços. Ele afirma que essa iniciativa resultou em organização, credibilidade e eficiência para uma das ações mais importantes do calendário do setor. Hoje, a ação conta com um processo moderno, confiável e alinhado com a realidade das padarias e dos consumidores.
“Tivemos uma grata surpresa positiva com a plataforma desenvolvida através do Hub do IEL Ceará pela startup. A diferença em relação ao modelo anterior é gigantesca com essa inovação. Antes, lidávamos com papel, cupons que muitas vezes os clientes levavam para casa e não retornavam, não colocavam na urna, acabavam se perdendo. Hoje, o cliente participa de forma simples, lendo um QR Code na própria padaria, enviando a foto do cupom fiscal e já recebendo o número para concorrer”, destaca.
Segundo Alex Martins, além de facilitar a experiência do consumidor, a plataforma trouxe benefícios diretos para os associados do sindicato. “A inovação desenvolvida junto com o IEL não impacta apenas o cliente, que ganhou praticidade, mas também as padarias, que agora passam a ter acesso a dados valiosos sobre seus próprios consumidores, como horários de maior compra e os produtos mais consumidos. Essas informações valem ouro para o negócio e vamos aprimorar ainda mais a plataforma para a próxima campanha que será o São João de Prêmios é na Padaria”, ressalta o presidente.
Inteligência de dados
De acordo com o head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Moésio Bastos, a plataforma, além de modernizar os sorteios, também acabou gerando dados brutos valiosos sobre o comportamento de consumo nas padarias associadas, como períodos de maior compra e engajamento dos clientes. Essas informações abrem novas possibilidades para o sindicato e as empresas associadas, contribuindo para a tomada de decisões mais assertivas.
“Mesmo partindo de uma demanda pontual, essa conexão se mostrou um grande aprendizado para o Hub. Ao longo da execução, foi possível enxergar o potencial de inovação gerado, com impacto direto nos negócios e redução de incertezas, não só para o sindicato, mas também para os associados. O que começou como uma plataforma digital de sorteio está se transformando em uma ferramenta de inteligência de dados, onde os dados podem ser trabalhados para a geração de insights muito importantes para as padarias”, afirma.
A avaliação dos primeiros resultados da aplicação da plataforma foi feita em reunião realizada na Casa da Indústria, na quinta-feira 15/01, quando também foi debatida a continuidade do projeto e a implementação de melhorias. Segundo o head do Hub do IEL Ceará, a próxima etapa do projeto terá foco na experiência do cliente e no uso inteligente dos dados para apoiar a tomada de decisão das padarias.
Foco na experiência do cliente
“Num processo de brainstorm, a gente chegou à conclusão de que aquilo que a gente construiu não era apenas uma plataforma de sorteio, mas uma isca de captação de dados já que o cliente, ao participar da campanha, concorda em fornecer certos dados em seu cadastro ”, explica o CEO da NeoCode. “Nos foram solicitadas inovações e agora estamos evoluindo para uma plataforma de inteligência de dados, que capta e trata as informações com a utilização de inteligência artificial. Dessa forma, o sindicato tanto pode realizar o sorteio de forma digital quanto pode receber análises de dados do comportamento do consumidor, que posteriormente podem ser disponibilizados aos associados também”, complementou.
Ilan também destaca o papel do Hub do IEL Ceará na trajetória da startup e na abertura de oportunidades junto ao setor produtivo. “O IEL Ceará tem sido um parceiro fundamental porque permite uma conexão com a indústria, com o mercado, dentro da nossa área de expertise. É onde a gente está de fato maturando o modelo de negócio da nossa startup para poder virar uma empresa robusta. É um canal que abre muitas possibilidades, tanto como fornecedor de serviços, mas também como cliente para nossos projetos de P&D. Já recebemos apoio do Hub do IEL em diferentes demandas: em captação de recursos, em análise de modelo de negócio e muita conexão, como fornecedor, com o mercado, desenvolvendo soluções que dificilmente a gente conseguiria em outros locais, além da possibilidade de validar novas soluções. Existe muita abertura em programas e convênios do IEL Ceará para prototipação de novas soluções para resolver problemas, como é a questão do sorteio, e esse é o core do nosso business”, ressalta.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Sobre a NeoCode
Com cerca de quatro anos de atuação, a NeoCode surgiu como uma empresa de desenvolvimento de software sob demanda e aos poucos vem ampliando o seu escopo. Em seu processo de amadurecimento, a startup atuou em diferentes mercados até chegar à área de inovação. Atualmente, a NeoCode oferece, além do desenvolvimento de software, serviços de consultoria em Tecnologia da Informação e projetos de inovação. Também possui um braço de fomento, dedicado à captação, gestão e execução de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com foco na criação de soluções em tecnologias assistivas baseadas em inteligência artificial, incluindo produtos voltados para pessoas cegas, surdas e autistas.
(85) 4009.6300