telefone(85) 4009.6300

SENAI CE: aula inaugural inicia turma de Operações Portuárias com H2V e derivados para trabalhadores da Cia. de Docas do Ceará

20/01/2026 - 17h01

O SENAI Ceará iniciou hoje, em sua unidade da Barra do Ceará, o treinamento de Operações Portuárias em Hidrogênio Verde e derivados para trabalhadores da Companhia de Docas do Ceará (CDC). A aula inaugural contou com a presença do Chefe de Gabinete da Presidência da CDC, Paulo César Moreira de Sousa - representando o Presidente, Lúcio Gomes -, e do Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda.

“Este é um momento importante e oportuno, porque o SENAI Ceará participou de um relevante edital da GIZ, junto com a TÜV Rheinland, e fomos selecionados como único SENAI do Brasil a ofertar cursos voltados à área portuária, em operação com hidrogênio, amônia e seus derivados. E a Cia. Docas do Ceará, que opera o Porto do Mucuripe, é um parceiro estratégico. O Presidente Lúcio Gomes comprou rapidamente a ideia e já selecionou colaboradores e parceiros para que, juntos, possamos ofertar um treinamento de qualidade, de vanguarda, reforçando a parceria que tem com a FIEC, na gestão do Presidente Ricardo Cavalcante.”, comentou Paulo André.

Esta é a segunda turma do curso ofertado pelo SENAI Ceará. A formação integra o Programa Internacional de Incentivo ao Hidrogênio (H2Uppp), iniciativa do Ministério Federal da Economia e Energia da Alemanha (BMWE) em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e a TÜV Rheinland. O curso tem duração de 40 horas/aula, com o objetivo de formar 150 pessoas, com público prioritariamente de portos. Dentre os selecionados, a Cia. Docas foi contemplada com 20 vagas.

Entre os assuntos abordados estão: Transição energética e mudanças climáticas, Propriedades do gás hidrogênio e seus transportadores, Legislação internacional portuária, Armazenamento de hidrogênio em portos, Distribuição de hidrogênio em portos marítimos e muitos outros.

“Nós, que fazemos a Companhia Docas, aceitamos prontamente o convite [para a formação da turma], porque o presidente Lúcio, na condição de professor, sabe da importância que tem o conhecimento. Essa parceria que firmamos com o SENAI é emblemática, pois o Paulo André Holanda já foi Presidente da Companhia Docas, portanto entende o lado do porto. E, agora, na condição de diretor regional do SENAI, ele sabe que o treinamento é fundamental para engrandecimento da instituição”, comentou Paulo César.

“Este curso vem num momento muito oportuno de transição energética, em que o Ceará dispõe do maior número de projetos de hidrogênio verde e, com certeza, os portos serão impactados. E, para desenvolver o curso, nós passamos por um grande treinamento, em uma imersão na Alemanha”, comentou aos participantes a Assessora para Transição Energética do SENAI Ceará, Isabela Maciel.

Também participaram da aula inaugural: o Gerente do SENAI Barra do Ceará, Dennes Landim, e o Gerente da Unidade de Operações e Negócios, Walaci Fialho.

Homenagem

Na ocasião, Paulo André Holanda recebeu, das mãos de Paulo César Moreira, a medalha comemorativa pelos 60 anos da Companhia Docas do Ceará, como personalidade que deu relevante contribuição para a história da CDC, onde trabalhou, de 2007 a 2014.

(Fotos: George Lucas/FIEC)


Leia mais:
Curso sobre Operações Portuárias com Hidrogênio Verde encerra primeira turma com 100% de aprovação no SENAI Barra do Ceará

 

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright