SENAI Ceará se torna único do Brasil certificado pela Global Wind Organisation para curso de reparo de pás eólicas
Nesta terça-feira (13/01), auditores da Global Wind Organisation (GWO) realizaram uma auditoria no Centro de Excelência para Transição Energética Prof. Jurandir Picanço, no SENAI Barra do Ceará, em Fortaleza. Com a análise do laboratório e da qualidade das aulas ofertadas pelos docentes, o SENAI Ceará se torna o único Departamento Regional do país certificado para ofertar o curso voltado ao reparo de pás eólicas.
Isso significa que a expertise teórica e prática dos docentes do Ceará e a infraestrutura de laboratórios atende, com excelência, aos requisitos do padrão global da GWO para formar profissionais com capacidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo, nessa área.
“Agradeço ao Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que tem investido e incentivado ações do SENAI Ceará, na pauta da transição energética. E ao Departamento Nacional do SENAI, em nome da Superintendência de Educação, por ter dado todo o apoio necessário à qualificação dos nossos docentes, garantindo que esse projeto fosse concluído com sucesso. E, por fim, agradeço aos parceiros como a Aeris Energy, que foi fundamental para a implementação dos nossos laboratórios, com o fornecimento de insumos para a realização das atividades práticas”, comentou o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda.
O projeto de certificação é uma parceria entre três departamentos regionais do SENAI: Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. O convite partiu do Departamento Nacional do SENAI que, com seu padrão de qualidade, articulou esse projeto junto à GWO. Essa parceria foi fortalecida durante o Brazil Windpower, realizado em outubro de 2025, em São Paulo (SP). Este treinamento vem para complementar o portfólio do Senai Ceará que conta com cursos de Basic Safety Training (BST) e Basic Technical Training (BTT) no padrão GWO, em parceria com a multinacional Maersk Training.
“A certificação da GWO vem em um momento oportuno, pois o Ceará é o 4º estado do Brasil com maior capacidade instalada em projetos de energia eólica. Isso significa que, localmente, já existe uma demanda muito grande por profissionais capacitados para realizar manutenção das pás eólicas. Este é um mercado que cresce no país inteiro”, comenta Isabela Maciel, Assessora do SENAI Ceará para Transição Energética.
O Gerente do SENAI Barra do Ceará, Dennes Landim, reforça que a conquista é coletiva. “Estamos muito felizes com essa certificação GWO Blade Repair no SENAI Ceará. Isso foi fruto de muito trabalho coletivo e da dedicação dessa equipe maravilhosa que faz o nosso SENAI acontecer, o que demonstra o quanto nós estamos preparados para formar mão de obra para o mercado eólico, não apenas em nosso estado, mas para o Brasil e mundo”, disse.





(85) 4009.6300