Núcleo de Infraestrutura da FIEC assume presidência da Câmara Setorial da Segurança Hídrica e reforça agenda estratégica para 2026
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi eleita para presidir a Câmara Setorial da Segurança Hídrica no exercício de 2026, colegiado vinculado à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). A presidência será exercida por Heitor Studart, coordenador do Núcleo de Infraestrutura e presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEC (COINFRA).
A eleição ocorreu na segunda-feira (15/12), durante a definição das novas composições das Câmaras Setoriais da Adece. Ao todo, foram escolhidos 39 representantes para presidir, vice-presidir e secretariar 13 núcleos gestores responsáveis por articular ações estratégicas voltadas ao fortalecimento dos setores produtivos cearenses.
A vice-presidência da Câmara Setorial da Segurança Hídrica ficará a cargo de Odilio Coimbra, assessor especial da presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC). Já a Secretaria Executiva será conduzida por Hyperides Macêdo, assessor técnico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e ex-secretário dos Recursos Hídricos do Estado.
À frente da Câmara, Heitor Studart destaca que a gestão de 2026 terá como eixo central o fortalecimento da segurança hídrica como condição estratégica para o desenvolvimento econômico do Ceará. Entre as prioridades estão a realização de um diagnóstico atualizado do sistema hídrico estadual, em parceria com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e a Cogerh, com foco nas obras em andamento e nos projetos estruturantes.
Também integram a agenda a implantação de sistemas de reúso de água, em articulação com a Cagece e a SRH, especialmente no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP); a atualização da situação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e dos perímetros irrigados; e o acompanhamento de projetos estratégicos como o Sistema de Gestão do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), envolvendo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), Codevasf e Governo do Estado, incluindo a finalização do Eixo Norte, o Ramal do Salgado e a duplicação de estações de bombeamento.
Outros pontos relevantes da pauta incluem a priorização da segurança hídrica para a expansão de hubs de data centers, o estímulo à Economia Azul e a articulação institucional para a indicação e priorização de obras estruturantes aptas à captação de recursos federais.
Gestão participativa e articulação institucional
Instituídas em 2008, as Câmaras Setoriais da Adece foram inspiradas no modelo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e vêm passando por sucessivos aprimoramentos ao longo dos anos. O formato atual, consolidado em 2022, fortaleceu a governança colaborativa a partir da integração com as principais entidades representativas da economia cearense.
Vinculadas à Adece, as Câmaras Setoriais têm como missão propor, acompanhar e apoiar projetos voltados ao desenvolvimento sustentável do Ceará, promovendo a interlocução entre setor produtivo e poder público. Ao assumir a presidência da Câmara Setorial da Segurança Hídrica, a FIEC reforça seu papel estratégico na construção de soluções estruturantes para o futuro do Estado.
(85) 4009.6300