Hub de Inovação do IEL Ceará recebe pesquisadores da UNICAMP e da UECE para apresentar projetos e prospectar parcerias
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE) visitaram, nesta quarta-feira (17/12), o Hub de Inovação do IEL Ceará para conhecer os projetos da instituição voltados à inovação e à inteligência artificial, além de prospectar parcerias entre o setor produtivo e a academia.
Participaram do encontro o professor Samuel Façanha Câmara, do curso de Administração da UECE; o pesquisador Pedro Henrique Napoli, doutorando da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP; Moésio Bastos, Analista de Inovação e Head do Hub de Inovação do IEL Ceará; Jamille Alencar, Gerente de Estratégia e Negócios do IEL Ceará; Fábio Braga, Especialista em inovação do IEL Ceará; e mais integrantes da equipe do Instituto.
Segundo Moésio Bastos, receber os pesquisadores no Hub de Inovação é uma oportunidade de se aproximar do meio acadêmico e apresentar parcerias que podem envolver as universidades e o IEL, especialmente na área de inteligência artificial.
“A ideia é que a gente possa beber da fonte onde é produzida a ciência e aplicá-la ao setor produtivo, colhendo o máximo de informações e se conectando de fato para que a gente possa gerar oportunidades de ações e entregas para a indústria cearense", afirmou. “O ‘hype’ de hoje é inteligência artificial, então estamos apresentando a parceria temos com o Instituto Atlântico, através do Projeto Nexus, que visa criar uma plataforma aberta e federada para aproximar o setor produtivo e utilizar a inteligência artificial de uma forma mais fluida e que, de fato, gere produtividade e competitividade”, acrescentou.
Samuel Façanha Câmara, articulador da visita, afirma que a UECE, a UNICAMP e a Universidade Estadual de São Paulo (USP) têm desenvolvido trabalhos conjuntos por meio do projeto Bridge, um centro de pesquisa, inovação e difusão que estuda, entre outros temas, ecossistemas de inovação. Ele afirma que a aproximação com o IEL é essencial para conhecer e entender como funciona o ecossistema local.
“Em parceria com o IEL, estamos promovendo um seminário sobre um método em que você consegue, através de uma abordagem computacional, simular como os ecossistemas evoluem, como é a dinâmica desses ecossistemas de inovação, e isso tem uma conexão totalmente aplicada e direta ao que é feito aqui. A ideia é que a gente possa pegar essa metodologia e aportar em futuros estudos”, explicou Façanha.
O pesquisador Pedro Henrique Napoli, um dos desenvolvedores da metodologia, enalteceu o trabalho do Hub de Inovação do IEL Ceará e afirmou que já vislumbra oportunidades de parcerias. “Achei interessante o trabalho que é feito para gerar uma espécie de coordenação entre os agentes do ecossistema, e isso se liga muito com o que a gente vem fazendo. Acho que uma possibilidade de conexão seriam parcerias futuras relativas à geração dos modelos matemáticos que a gente vem trabalhando, fundamentados no contexto do IEL Ceará”, pontuou.
(85) 4009.6300